Foi suado, mas com um gol de Diego Tardelli, agora artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, com 14, e com direito a defesa de pênalti do goleiro Carini, o Atlético-MG venceu o Barueri neste sábado, por 2 a 1, no Mineirão, pela 27ª rodada, e subiu para o terceiro lugar, com 47 pontos. Já o Barueri segue com 36 e continua em 11º.
Na próxima rodada, o Galo segue sua luta pelo título no Rio de Janeiro, quinta-feira, contra o Botafogo. No dia anterior, o Barueri recebe o Santo André, em Barueri, no clássico do interior paulista.
O jogo: A partida começou com amplo domínio do Atlético. Com três zagueiros, dois volantes e alas que pouco apoiavam o ataque, o Barueri se segurava atrás, muito fechado, apostando nos contra-ataques para tentar ao menos o empate.
A pressão alvinegra começou logo aos 3 minutos. Evandro fez jogada individual, cortou um zagueiro e bateu forte, mas a bola foi para fora. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, Correa pegou a sobra da zaga e chutou de primeira, por cima. No minuto seguinte, foi a vez de Éder Luís chutar, para boa defesa do goleiro René.
De tanto insistir, o Galo abriu o marcador aos 15 minutos. Diego Tardelli – que vai servir à seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas, contra Bolívia e Venezuela – cumpriu a promessa de "se despedir" da massa em grande estilo. Ele aproveitou o rebote de uma cobrança de escanteio e chutou no canto esquerdo de René para marcar.
Atrás no placar, o Barueri começou a se soltar em busca do empate e quase conseguiu, aos 27 minutos. Depois de uma saída errada do zagueiro Werley, João Vítor lançou Basílio, que invadiu a área e foi derrubado por Carini. Pênalti que o próprio Basílio cobrou, mas Carini defendeu, para delírio da massa atleticana.
Depois de perder um de seus principais jogadores, o atacante Éder Luís, que deixou o campo aos 36 minutos, contundido, o Galo quase sofreu o empate. Aos 41 minutos, em mais um erro da defesa, Otacílio Neto teve a chance, mas bateu para fora. No minuto seguinte, Jonílson perdeu a bola no meio e armou o contra ataque do Barueri. Desta vez foi Flavinho quem perdeu o gol.
No segundo tempo, o jogo ficou mais igual, com chances para ambas as equipes. Entretanto, as melhores chances foram do Galo. Aos 11 minutos, depois de cobrança de falta de Correa, Tardelli pegou de primeira, mas a bola subiu demais. Aos 14 minutos, Tardelli fez boa jogada e lançou Rentería, mas o colombiano chutou mascado.
Aos 24 minutos, a torcida do Galo voltou a vibrar, desta vez com a entrada de Ricardinho, com a missão de segurar a bola e cadenciar o jogo. O pentacampeão mundial quase deixou sua marca, aos 32 minutos. Depois de jogada de Tardelli, bateu de perna esquerda, mas a bola foi para fora.
Aos 35 minutos, o Barueri foi duplamente penalizado. Xandão, que já tinha amarelo, fez falta em Tardelli e foi expulso. Na cobrança, Correa mandou a bola no ângulo de René para fazer 2 a 0.
No finalzinho, aos 44 minutos, o Barueri fez seu gol. Werley bobeou, Flavinho foi mais rápido e colocou por cima, na saída do goleiro Carini, para fechar o placar.