O Atlético Paranaense passou sufoco e empatou em 2 a 2 com o River Plate nesta quinta-feira, pela Copa Sul-americana, suficiente para conseguir a classificação para as quartas-de-final. O time rubro-negro podia empatar em qualquer placar, mas não se trancou na defesa e permitiu dois gols do time argentino.
Com a vantagem do empate após a vitória por 1 a 0 em Buenos Aires, o Furacão entrou tranqüilo na Arena da Baixada e, mesmo sem buscar insistentemente o ataque, dominou os primeiros 25 minutos de jogo.
Numa chance isolada no primeiro tempo, Gallardo teve a melhor oportunidade dos argentinos. Ele bateu de longe, uma bola venenosa, mas Cléber fez boa defesa no canto esquerdo.
Aos 31, Cristian respondeu com outro chute de longe , que Lux defendeu com segurança. Aos 40, o arqueiro não teve chances. Em cobrança de falta, Jancarlos acertou o ângulo direito abrindo o placar para os donos da casa.
No intervalo, o técnico Daniel Passarella substituiu Falcão por Higuaín. A alteração surtiu efeito e o River voltou dominando completamente a partida. Logo nos primeiros minutos, Gallardo, com muita liberdade criou três boas chances para o time visitante.
Aos quatro minutos, Farias recebeu na área e foi derrubado por Michel. O árbitro Carlos Torres apitou o pênalti. Na cobrança, Gallardo, o melhor jogador argentino até então, cobrou com precisão, sem chances para o goleiro Cléber, empatando a partida.
A pressão continuou e Higuaín e Gallardo continuaram a preocupar a defesa atleticana. Aos 26, o atacante que entrou no segundo tempo perdeu uma grande chance de virar a partida. Ele recebeu livre na área e na frente do arqueiro do Atlético, chutou para fora.
O time paranaense tentou equilibrar a partida e, aos 37 minutos, Jancarlos cobrou nova falta com maestria e colocou o time rubro-negro novamente na frente. Mas três minutos depois, quando tudo já parecia ganho, Gerlo empatou a partida, aproveitando cobrança de falta e fazendo de cabeça.
Antes do apito final, o River ainda assustou duas vezes com dois chutes de fora da área. Um perigosíssimo de Higuaín, obrigando Cléber a grande defesa e outro de Gallardo, no centro do gol, que o goleiro dos anfitriões defendeu novamente.
Com o resultado, o Atlético vai às quartas-de-final e encara o vencedor do confronto entre Boca Juniors, da Argentina e Nacional, do Uruguai. O time brasileiro faz a primeira partida fora de casa.