O Tupi eliminou o Atlético Paranaense nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, pela segunda fase da Copa do Brasil. Jogando muito fechado e fazendo valer a vantagem que construiu no jogo de ida, em Juiz de Fora, por 1 a 0, o time mineiro teve a sorte de fazer o gol no único ataque efetivo que teve e, mesmo perdendo por 2 a 1, conseguiu avançar na competição. Agora aguarda o vencedor do duelo entre América-MG e Ceará para saber quem enfrentará na terceira fase. Daniel Morais fez o gol do Tupi. Para o Atlético Paranaense marcaram Marco Damasceno e Walter (em seu primeiro gol pelo clube desde que deixou o Fluminense.
Muito alterado em relação ao time que perdeu na partida de ida em Juiz de Fora, o Atlético começou muito bem, pressionando um recuadíssimo Tupi e logo chegou ao gol aos 18 minutos, quando Marco Damaceno recebeu um cruzamento do lateral-direito Eduardo totalmente desmarcado dentro da área e apenas tocou para a rede. O Atlético seguiu em cima, com o atacante Walter (ex-Fluminense) se movimentando para buscar espaços. Só que aos 29 minutos, num contra-ataque, o atacante Daniel Morais recebeu uma bola fora da área, um pouco à esquerda, e mandou uma bomba de canhota sem a menor chance para o goleiro Wéverton. Foi o primeiro chute do Tupi no jogo e um golaço que deixou o Tupi com uma vantagem importante, já que apenas se perdesse por dois gols de diferença.
E MAIS:
> Libertadores: Corinthians é derrotado em Assunção
> Copa do Brasil: Fortaleza larga na frente do Coritiba
Sem outra opção, o Atlético seguiu lançado no ataque. Quase sempre através dos avanços do lateral Eduardo, o melhor jogador do time. Mas faltava sempre eficácia no arremate final. Seja em razão da defensa bem plantada dos mineiros, seja por má-pontaria dos paranaenses.
Na etapa final, o Tupi seguiu muito fechado. Tentando abrir o ferrolho, o treinador Milton Mendes colocou Crysan para fortalecer o ataque e, aos 15 minutos, Eduardo cruzou para Walter, que não vacilou e recolocou o Furacão na frente.
O Atlético estava por um gol e o Tupi tratou de se fechar mais ainda, com susbtituições que aumentaram a força defensiva para segurar um desesperado Furacão que buscou o terceiro gol a qualquer custo, com o goleiro Wevérton se mandando para o ataque e quase levando o gol do empate quando o Atlético perdeu a bola no ataque e ficou sem arqueiro lá atrás. No fim da partida, a torcida atleticana vaiou muito o time e o presidente Mártio Petraglia, gritando "Ei Petraglia, vai….."
– Devolve meu dinheiro, a paciência acabou – gritou um torcedor atleticano.
Já os jogadores do Tupi fizeram uma grande festa ao lado de diminuta torcida, cerca de 20 pessoas.
– Foi um passo importante e estamos na hostória do clube. Nunca tínhamos passado da segunda fase. Tivemos uma grande postura – disse o lateral-direito Osmar à Globo Juiz de Fora.
– Estamos fazendo um grande trabalho e no meu caso fico muito feliz com a confiança que o treinador tem em mim – disse Daniel Morais, que acabou fazendo o gol que valeu a classificação.