Atletas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso conquistaram 22 medalhas no Campeonato Brasileiro de Sambo, realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, na cidade de Lindóia (SP). Policiais militares e alunos atendidos pelo projeto social “Judô Sambo do Bope” coordenado pela a unidade especializada da PMMT enfrentaram atletas de nove Estados do país. Das 22 medalhas conquistadas por 20 mato-grossenses, 13 são de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
Entre os atletas campeões da modalidade na competição, o tenente do Bope, Everton Bespalez conquistou o pódio de vice-campeão na modalidade Sambo Esportivo; o militar é o único campeão de Mato Grosso no Sambo Combat. Além do tenente PM Everton, mais sete atletas da equipe do Bope conquistaram o título de campeão de Sambo Esportivo e Beach Sambo.
O presidente da Federação de Arte Sambo de Mato Grosso e policial militar do Bope, subtenente Adalberto Corrêa Junior ressalta que o bom desempenho na conquista das 22 medalhas dos atletas da unidade da PMMT é reflete a dedicação da equipe que teve os treinos intensificados já almejando na disputa do mundial.
“O desempenho dos nossos atletas é resultado de muito treino, de determinação e do empenho de toda a nossa equipe todos os dias. Queremos elevar o nível dessa modalidade esportiva pouco divulgada, mas importantíssima, o Sambo possui técnicas russa associada ao judô. Não é fácil, requer preparo físico e muito nível técnico”, conta o militar.
Com o excelente desempenho dos policiais e alunos do Bope na competição no interior de São Paulo, agora os atletas se preparam para o Campeonato Mundial de Sambo Juvenil e Júnior, que ocorre entre os 15 e 17 outubro, na Grécia e para disputa do Campeonato Mundial de Sambo M&W, Combat e Sambo, que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, no Uzbequistão.
O Subtenente Adalberto Côrrea conta que o objetivo do Bope é levar a equipe de atletas da instituição para competir na Olimpíada prevista para acontecer em Los Angeles prevista para ocorrer nos próximos sete anos. A modalidade esportiva Sambo já foi reconhecida pelo Cômite Olímpico Internacional e Cômite Olímpico Brasileiro.