Os estudantes atletas de Mato Grosso, na faixa etária entre 12 e 14 anos, que irão representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, embargaram, ontem, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon rumo a João Pessoa (PE), sede dos jogos estudantis. Antes do embargue, os atletas receberam as últimas instruções dos coordenadores da delegação, no auditório do Aecim Tocantins.
A participação dos estudantes nas Olimpíadas Escolares Brasileiras conta com o apoio do governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) e de Educação (Seduc). A delegação viajou sob a coordenação do técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc Rosberg Martins e dos coordenadores da Seel, Edmar Joaquim dos Santos Valter Yamagushi e Marcio Nogueira. O trio chefiam a delegação.
O número total de atletas são 172, divididos nas categorias individuais e coletivas. Primeiramente viajam apenas 70 atletas que competem na categoria individual nas modalidades de atletismo, natação, judô e xadrez, na terça-feira (13) embarcam a segunda parte da delegação, os atletas que participam das modalidades de handebol, basquete e futsal, nos naipes masculino e feminino.
O técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc e chefe da delegação, Rosberg Martins destacou que o Estado será muito bem representado nos jogos. "Temos grandes chances de conquistarmos medalhas tanto nos esportes individuais quanto nos coletivos. Com destaque para o atletismo e handebol masculino", disse. Ele citou o esforço do governador Silval Barbosa, através da Seduc e Seel no suporte logístico para que os estudantes pudessem participar das Olimpíadas.
O coordenador da Seel, professor Edmar Santos destacou que a ida dos atletas em viagens tem um diferencial importante e promove um ganho fisiológico aos atletas. "Em 2011, a Secretaria de Esportes proporcionou o translado aéreo até João Pessoa, o que resultou num ganho psicológico, pois os atletas chegaram descansados em grau de igualdade para fazer as competições", enfatizou.
Expectativa
A estudante Daiana Sobral da Silva, 13 anos, da Escola Estadual Garcia Garrido Firmino, do município de Peixoto de Azevedo, está ansiosa para chegar logo a João Pessoa e poder lutar por medalha na modalidade lançamento de dardo. "Venci os jogos estaduais, com um arremesso de 28 metros. Espero melhorar a marca nas Olimpíadas e subir ao pódio", afirmou.
Estefani Ribeiro dos Santos, na modalidade de atletismo, é uma das atletas beneficiadas com do Programa Bolsa Atleta da Seel. Ela, em 2009, trouxe para Mato Grosso a medalha de ouro no revezamento 4×75, e, em 2010, conquistou a medalha de prata. Esse ano a estudante está confiante e espera conquistar mais uma vez o ouro e continuar estar inserida no programa da Bolsa Atleta. "Acredito que vou representar muito bem o nosso Estado e continuar fazendo parte do programa que nos beneficia praticantes das modalidades esportivas, e tenho certeza que o nosso esforço e dedicação trarão excelentes resultados.
"O nível de preparação foi forte e intenso acredito que podemos ficar pelo menos entre os seis finalistas", disse o atleta da modalidade de natação de Cuiabá, Yago Bosalle.