Mato Grosso conquistou 15 medalhas na primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, que vão até domingo (15), em Natal (RN). Até agora, os alunos-atletas ganharam cinco medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze nas modalidades Atletismo (na qual bateu um recorde), Natação, Ciclismo e Luta Olímpica.
Das 15 medalhas, 11 são do Atletismo, que conquistou as cinco medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Mato Grosso foi representado em Natal por 26 estudantes da modalidade e entre os destaques estão os estudantes Eberson Silva, com três medalhas de ouro, e Aurea Torniai, que quebrou o recorde dos 1.000m. O presidente da Federação Mato-Grossense de Atletismo, Francisco Antonio da Silva, destaca que Aurea subiu o pódio com marca pessoal de 3"00""47, ultrapassando o último recorde da atleta Jéssica Pelário Bueno (SP), que era de 3"02""73, conquistado em 2005.
Além do Atletismo, também tiveram destaque a Natação, com uma medalha de prata e uma de bronze. O Ciclismo, com uma prata, e a Luta Olímpica, com bronze. Os alunos-atletas campeões integram a equipe da primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, na qual participaram os competidores das seguintes modalidades individuais: Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Luta Olímpica, Judô, Badminton, Atletismo e Natação, tanto masculino quanto feminino. Agora, em Natal, a delegação mato-grossense ainda disputa vitórias nas modalidades esportivas Futsal, Voleibol, Basquetebol e Handebol, até domingo. Ao todo, Mato Grosso está participando com uma delegação de aproximadamente 200 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.
Os alunos-atletas classificados para os Jogos Escolares da Juventude são aqueles que conquistaram ouro em modalidades individuais e coletivas da fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses. O evento reuniu aproximadamente 25 mil alunos de 132 municípios do Estado. Em sua 9ª edição, foi a primeira vez que Mato Grosso promoveu disputas em todas as modalidades propostas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para a realização dos Jogos Escolas Mato-grossenses deste ano e garantia da participação dos estudantes nas etapas nacionais, o governo do Estado investiu R$ 2 milhões, com recursos das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Esportes e Lazer (Seel).
Em Natal, ocorrem as competições para os estudantes da categoria B (12 a 14 anos). Já os vencedores da categoria A (15 a 17 anos) irão disputar medalhas em Belém (PA), em novembro. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).