quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Atleta de Sorriso quer focar na categoria adulta com adiamento do Mundial Sub-20 de Atletismo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A atleta de Sorriso, Nerisnelia dos Santos Sousa, de 19 anos, que estava qualificada para a prova do salto triplo, no Mundial Sub-20 de Nairóbi (RJ), que acabou sendo adiado por causa da pandemia da Covid-19, vai se prepara para disputar a categoria adulta. “Eu tinha muitos planos, já de algum tempo, para o Mundial. Comecei o ano de 2020 muito bem, bem mesmo, ainda no período de base consegui 13,06 m, meu melhor salto em dois anos e melhor marca da minha vida. Estava confiante e focada, mas com o adiamento a gente fica meio abalada. Agora é pensar para a frente na categoria adulta”.

Nerisnelia foi finalista dos Jogos Olímpicos da Juventude-2018, disputados em Buenos Aires, na Argentina, começou no atletismo no projeto social Sementes de Ouro da Prefeitura de Sorriso, coordenado por Marcos Vieira. Desde muito jovem, mostrou talento nas provas de 80 m com barreiras, salto em distância e triplo.

O atletismo, aliás, foi responsável por uma descoberta inusitada. Aos 14 nos, ela venceu o Campeonato Mato-Grossense e se qualificou para os Jogos Escolares. Precisou tirar o RG para ser inscrita na competição. “Fui tirar o documento e o professor viu na minha certidão de nascimento que meu nome era Nerisnelia. Só aí descobri que não era Neurisnelia, como meus parentes me chamavam. Estava falando meu nome errado”, lembrou a líder do ranking brasileiro sub-20 de 2020, com os 13,06 m, obtidos em março, em Cuiabá. Na oportunidade, superou a marca mínima exigida pela World Athletics (ex-IAAF) para o Mundial de Nairóbi (12,90 m).

Além de campeã brasileira e vice-campeã sul-americana, a saltadora tem diversos outros títulos como estaduais, dos Jogos Escolares da Juventude e do Troféu Centro-Oeste Caixa Sub-23.

Para Marcos Viana, as perspectivas de Nerisnelia são muito boas. “Ela começou muito bem a temporada e a projeção era dela saltar próximo dos 14 m, no Mundial, seguindo o caminho da Mirieli. Sem o Mundial, agora é fazer a programação para o futuro, com a certeza que fará saltos maiores. Ela vai longe”, assegurou o treinador.

Pelos bons desempenhos em 2018, Mirieli ganhou bolsa de estudos e cursa Comércio Exterior na Universidade de Mississipi, nos Estados Unidos. Ela voltou ao Brasil no início da pandemia e tem estudado em casa pela internet. Os treinos, claro, continuam na Associação Sorrisense de Atletismo, enquanto não retorna para a escola norte-americana.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

São Paulo anuncia demissão do técnico Thiago Carpini

Chegou ao fim a curta trajetória de Thiago Carpini...

Com gol de Soteldo, Grêmio bate Athletico-PR e vence a primeira no Brasileirão

Nesta quarta-feira, pela segunda rodada da Série A do...
PUBLICIDADE