segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Atleta de Nova Mutum integra seleção vôlei que disputará torneio Internacional

PUBLICIDADE

Com a atleta de Nova Mutum, Ana Tiemi em quadra, a seleção brasileira juvenil feminina estreou ontem no Quadrangular Internacional de Resende (RJ) com vitória sobre Porto Rico por 3 sets a 0 (25/7, 25/19 e 25/22). Hoje, o time volta à quadra do Colégio Salesiano, às 20h30, para enfrentar o Japão. A competição é preparatória para o Mundial da categoria, que será realizado de 23 a 31 de julho, na Turquia.

Na preliminar de Brasil x Porto Rico, a seleção do Japão perdeu para Sérvia e Montenegro por 3 sets a 0 (25/22, 25/16 e 25/21). Nesta segunda, Porto Rico e Sérvia e Montenegro se enfrentam às 18h30.

O técnico da seleção brasileira, Antonio Rizola, aproveitou a fragilidade do time porto-riquenho para fazer testes na equipe. Ele ficou feliz com o resultado e notou uma pequena melhora no contra-ataque, sua principal preocupação para o Mundial.

“A equipe de Porto Rico entrou muito tensa no primeiro set, não conseguiu jogar e soubemos aproveitar a oportunidade para usar jogadoras que não vinham atuando. É importante que todas joguem. Vamos usar esse torneio para fazer substituições”, disse Rizola, que preferiu destacar a atuação do grupo em vez de apontar um destaque individual. “É normal a concentração cair quando o nível técnico das duas equipes é diferente, mas só perdemos a concentração em um momento”, elogiou o técnico.

A levantadora Camila entrou no início do segundo set, quando a titular Ana Tiemi sofreu uma leve torção no tornozelo esquerdo. “Faltou um pouquinho de entrosamento, mas acho que foi bom, já que entrei numa situação difícil” disse Camila, que garante estar pronta caso a titular não possa enfrentar o Japão.

Ana Tiemi será avaliada hoje pela comissão técnica e deverá jogar. Ela, que vinha sendo um dos destaques da partida até se machucar, acredita que estará em quadra contra o Japão. “Torci o pé quando pisei em uma adversária. Foi leve, acho que vou jogar”, afirmou.

A meio-de-rede Thaisa, jogadora mais alta que já passou pelas seleções de base do Brasil (1,96 metro), também teve uma boa atuação, marcando o último ponto da partida após quatro match points desperdiçados. “Porto Rico cresceu, o bloqueio delas melhorou, mas depois retomamos”, disse a jogadora.

O JOGO

O Brasil começou arrasador, pressionando as porto-riquenhas desde o início do primeiro set. Logo abriu 6/0, com dois aces de Ana Tiemi. Após 19 minutos de ótima atuação, com destaque para a boa distribuição de jogo de sua levantadora, a equipe brasileira fechou em 25/7.

No segundo set, o técnico Antonio Rizola aproveitou para testar as reservas e Porto Rico conseguiu equilibrar um pouco o jogo. As brasileiras tiveram um único momento de desconcentração na partida: estavam vencendo por 19/10 e permitiram que Porto Rico marcasse cinco pontos seguidos. O Brasil fechou o set em 25/19, numa jogada em que a ponta Juliana.

O último set foi o mais equilibrado. O Brasil chegou a estar dez pontos na frente (16/6) e conseguiu seu primeiro set point com 24/18 no placar. Mas as porto-riquenhas reagiram e só no quinto match point a meio-de-rede Thaisa garantiu a vitória do Brasil.

BRASIL – Ana Tiemi, Thaisa, Natascha, Fernanda, Suelle, Regiane e Suelen (líbero). Entraram: Verônica, Juliana, Natália, Daniele e Camila.

PORTO RICO – Pérez, Álvarez, Rosa, Bertrán, López, Rivera e Lastra (líbero). Entraram: Flores, Rodríguez, Ruiz, Saade e García.

JAPÃO É O PRÓXIMO DESAFIO

A seleção do Japão, atual vice-campeã asiática, é o desafio do Brasil na partida de hoje. O time, que perdeu com certa facilidade para a Sérvia na estréia, deve ser respeitado, segundo o técnico Antonio Rizola. “O Japão sempre sente muito a estréia por causa do desgaste da viagem, que para eles é longa. Mas elas vão jogar melhor contra nós”, disse Rizola.

O destaque da equipe é a meio-de-rede Kimura, que esteve nos Jogos Olímpicos de Atenas com a seleção adulta. O técnico Ogawa se prepara para seu primeiro Mundial no comando da seleção juvenil.

“Vai ser um jogo difícil. O Brasil é um bom time e nós tivemos pouco tempo para treinar”, lamentou.

Programação do quadrangular:
27/6
18h30 – Porto Rico x Sérvia e Montenegro
20h30 – Brasil x Japão

28/6
11h – Japão x Porto Rico
13h – Brasil x Sérvia e Montenegro

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE