A esportista Jessica Souza, de apenas 11anos, estudante da rede pública de ensino e aluna do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), foi campeã dos 3 mil metros nos Jogos Escolares Regionais e ganhou uma bolsa de estudos integral em um dos melhores colégios particulares de Sinop.
Jéssica superou atletas de 10 municípios e conseguiu vaga para os Jogos Escolares Estaduais. O desempenho da menina impressionou o professor de um colégio particular de Sinop, que também participava dos Jogos, que lhe ofereceu a bolsa. Um empresário de Vera também ficou impressionado com o talento de Jéssica e se comprometeu em patrociná-la.
Jéssica, que é de uma família muito humilde, se destacou durante as aulas de atletismo que são ministradas aos alunos do PETI e começou a competir defendendo Sinop. Em sua primeira prova, há cerca de três meses, ela não foi bem, ficando com a última colocação e até pensou em desistir do atletismo, mas foi incentivada a continuar por professores e pela família. “Ela é muito aplicada, talentosa, inteligente e fez por merecer esta bolsa. Fico muito feliz em saber que ela terá essa oportunidade”, diz a instrutora de Jéssica no PETI, Joana Soares.
Os alunos do PETI são a base do atletismo de Sinop e seis deles foram convocados para fazer parte da seleção Estadual de Atletismo, que vai defender Mato Grosso no Campeonato Centro Oeste, que acontece mês que vem em Goiânia.