Os atacantes do Palmeiras acabaram com o jejum de gols nesta quinta-feira, mas a vitória por 3 a 1 do Verdão não foi suficiente, no Pacaembu. Em função do triunfo por 2 a 0 em São Januário, o Vasco ficou com a classificação para a próxima fase da Copa Sul-americana.
Luan abriu o placar do jogo, quebrando uma série sem gols de atacantes palmeirenses que se estendia desde 30 de julho. No segundo tempo, Kleber acabou também com seu jejum pessoal de dez jogos e ampliou a vantagem, comemorando no alambrado em frente à organizada alviverde.
Porém, o time cruz-maltino contou com um gol valioso para garantir a vaga. O ex-palmeirense Jumar acertou um chute de longe para balançar as redes de Marcos, que sequer saiu do lugar. No último lance do jogo, Marcos Assunção bateu falta para as redes.
No dia da estreia do uniforme inspirado na década de 1990 (verde com listras brancas), o técnico Luiz Felipe Scolari cumpriu a promessa e não ficou no banco de reservas nesta quinta, deixando seu auxiliar Murtosa à beira dom gramado. Das tribunas, Felipão viu sua equipe se despedir do torneio continental. Já o clube de Ricardo Gomes enfrenta na próxima fase quem passar entre Nacional-PAR e Aurora-BOL.
Pelo Brasileirão, as duas equipes voltam a campo na tarde de domingo, quando ambas têm clássico. O Verdão encara o Corinthians, em Presidente Prudente, enquanto o Vasco enfrenta o Flamengo.
O jogo: O Palmeiras começou a partida apressado em busca do ataque e criou sua primeira chance aos cinco minutos, quando Kleber dominou fora da área e, mesmo pressionado, finalizou com perigo, dando trabalho ao goleiro Fernando Prass. Com o Vasco tendo a intenção clara de só sair nos contra-ataques, o Verdão falhava nas trocas de passes na frente.
Porém, aos 12, o time mandante abriu o placar. Valdivia dominou na meia-direita e chutou rasteiro. Fernando Prass espalmou e o rebote sobrou para Luan finalizar para as redes.
Mesmo com o gol, o time cruz-maltino manteve sua opção de se defender e sair nos contragolpes. Em um deles, Bernardo cruzou na área para Elton, que emendou para fora. Já o Palmeiras seguiu pecando nos erros nos passes. Apesar disso, as bolas aéreas seguiram uma arma para o time. Marcos Assunção bateu falta para a área e viu Henrique cabecear raspando o travessão.
Do outro lado, o time carioca assustou os paulistas. Leandro dominou pela esquerda e chutou em busca do ângulo, mas Marcos se esticou para fazer a defesa. Em seguida, Gabriel Silva avançou pela esquerda e cruzou pelo alto, mas Kleber não alcançou.
Pouco depois, Kleber rolou na direita para Cicinho chegar batendo, mas o lateral direito errou o alvo. Antes do fim do primeiro tempo, os palmeirenses ainda pediram pênalti em Gabriel Silva, mas o árbitro considerou a jogada normal.
As duas equipes voltaram sem mudanças para o segundo tempo, mas o jogo ficou mais emocionante. Aos oito minutos, Kleber acabou com seu jejum de gols. O Gladiador recebeu cruzamento na área e completou para as redes. Na comemoração, o atacante subiu no alambrado em frente à torcida organizada palmeirense.
Mas o Vasco interrompeu a empolgação dos alviverdes, pois diminuiu aos 12. Jumar arriscou de longe e estufou as redes do goleiro Marcos, que nem saiu do lugar. O Palmeiras, por sua vez, continuou se lançando ao ataque. Henrique, inclusive, desviou para fora cobrança de falta de Marcos Assunção.
Posicionado nas tribunas, Felipão tirou Maikon Leite do jogo e colocou o atacante Vinícius. No entanto, o Verdão deu mostras de que sentiu o golpe pelo gol do Vasco e só voltou a ameaçar em chute na trave de Valdivia. No último lance, Marcos Assunção bateu falta para as redes.