O ginasta Arthur Zanetti será o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos de 2014, que ocorrem em Santiago entre 7 e 18 de março. O início oficial do evento ocorre nesta sexta-feira, às 22h (de Brasília).
“Fiquei muito honrado e feliz em ter sido convidado para levar a bandeira do Brasil. É uma emoção legal estar representando o nosso país, mas só na hora mesmo é que poderei sentir esse peso”, afirmou Zanetti, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e no Mundial da Antuérpia-2013.
Em Santiago, o Brasil será representado por 481 atletas. Algumas modalidades contarão com seus principais atletas no torneio, outras utilizarão a competição para dar experiência internacional e rodagem a jovens talentos.
“Nada mais justa essa escolha porque ele representa o que há de mais valioso em termos de representatividade esportiva. É um medalhista de ouro olímpico, campeão mundial, e que merece muito por toda a sua história de vida e de superação”, disse o chefe da missão brasileira em Santiago, Bernard Rajzman.
Os Jogos Sul-americanos são o primeiro desafio de Zanetti em 2014. Em Santiago, ele defenderá a medalha de ouro nas argolas conquista em Medellín-2010, mas não se considera favorito a subir ao lugar mais alto do pódio novamente. Ele ainda competirá no solo e no salto.
“A expectativa é boa. Sabemos quais atletas irão competir, mas não sei direito a série que eles estão fazendo. A Argentina e o Chile devem ir bem, e a Colômbia, provavelmente, será nosso principal concorrente. Mas em nenhuma competição podemos nos considerar favoritos, porque podemos cometer um erro, cair, seja em uma competição nacional ou internacional”, alertou o ginasta.