Continuando com a má fase que afeta a equipe no Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu para o Gimnasia de La Plata por 2 a 0, na Argentina, e foi eliminado nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. A partida de ida havia terminado empatada em 1 a 1.
O resultado já deixa o técnico Paulo César Gusmão ameaçado no cargo de comandante da equipe tricolor. Em três partidas, Gusmão acumulou três derrotas.
Os argentinos do Gimnasia enfrentam agora o Colo Colo, do Chile, buscando uma vaga na semifinal do torneio. A primeira partida será realizada em Santiago.
O Fluminense não sentiu o fato de jogar fora de casa e começou melhor na partida e quase saiu na frente do marcador aos 8min. Em jogada ensaiada, Petkovic rolou para Thiago Silva emendar para o gol. A bola passou rente a trave de Olave.
O Gimnasia respondeu aos 14min. Basualdo ganhou jogada na entrada da área e tocou para Cuevas. O atacante chutou forte e Fernando Henrique espalmou para escanteio.
A partir da primeira oportunidade, o time argentino começou a dominar a partida e exigir muito trabalho do goleiro tricolor. Aos 21min, Escobar pegou chute de primeira após rebote de Fernando Henrique e assustou a equipe brasileira.
Seis minutos depois, o Gimnasia chegou novamente em lance de bola parada. Após cobrança de escanteio, González subiu de cabeça e Fernando Henrique salvou com grande defesa.
Aos 33min, González colocou Cuevas na cara do gol e o goleiro tricolor impediu mais uma vez o gol do time argentino.
De tanto pressionar, o Gimnasia acabou conseguindo abrir o placar nos acréscimos da primeira etapa. Aos 46min, Basulado bateu escanteio com curva. O atacante Tuta tentou o corte, mas acabou colocando contra sua própria meta, de cabeça.
No último lance do primeiro tempo, quase que o Fluminense conseguiu igualar o marcador. Petkovic colocou para Rissut por elevação, mas Olave tirou de soco, afastando o perigo.
No começo do segundo tempo, o time argentino continuou aproveitando as falhas deixadas pela zaga brasileira e por muito pouco não ampliou o placar aos 3min.
Santiago Silva fez belo lançamento para Leguizamon, que recebeu em condição legal. Sozinho, na frente de Fernando Henrique e com o gol aberto, o atacante conseguiu perder um gol incrível.
O Fluminense seguia perdido na partida e o goleiro Fernando Henrique brilhava na partida. Aos 15min, Leguizamon cobrou falta com categoria e o goleiro espalmou para escanteio.
Melhor no jogo, o time argentino conseguiu ampliar a vantagem aos 20min. Santiago Silva desviou de carrinho cruzamento da direita de Leguizamon e fez o segundo gol do Gimnasia. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e acabou sendo expulso de campo.
Mesmo com a vantagem numérica de jogadores, o Fluminense não conseguia chegar ao gol de Olave. A situação se complicou ainda mais aos 31min, quando o atacante Lenny acabou recebendo o cartão vermelho, ao acertar Escobar violentamente, acabando com as chances da equipe brasileira.