O árbitro mato-grossense Anderson Espíndola foi escalado para apitar a final da Super Copa Brasil de Basquete, esta tarde, na cidade do Rio de Janeiro. Ele vai trabalhar com o árbitro internacional Enaldo Batista e com Andréia Silva. É a primeira vez que Espíndola apita em uma competição nacional de basquete adulto. Chegou a nova fase da carreira depois de, no ano passado, ter apitado todos os campeonatos brasileiros da primeira divisão nas categorias de base. “Foi uma decisão que tomei de ser árbitro e investi. Tranquei a faculdade de Educação Física em Sinop, me dediquei e agora começo a colher os resultados”, afirmou.
Espíndola explicou que no começo da Super Copa Brasil não esperava apitar a final. No decorrer da competição se entrosou com a equipe e ganhou confiança. “Na quarta-feira, eu fui melhor e aí comecei a pensar que poderia apitar a final”, disse.
A arbitragem de basquete é dividida por categorias. Quem faz o primeiro curso começa a apitar jogos da região. É chamado de árbitro Regional. Espíndola já é Nacional e espera chegar a Internacional. “Esse aqui é mais um degrau que subo. Espero estar bem para chegar no NBB o ano que vem em pelo menos um jogo e depois ser promovido a Internacional”, afirmou.
A Super Copa Brasil de Basquete termina esta tarde com a final entre Tijuca (RJ) e Sorocaba (SP). O time de Sinop disputa a competição.