O Araguaia, vice-campeão mato-grossense, não conseguiu “subir” para o Campeonato Brasileiro da Série C. Jogando hoje, em Santa Catarina, o Araguaia venceu o Chapecoense por 1 a 0. Mas precisava fazer mais um porque, no jogo de ida, em Alto Araguaia, semana passada, perdeu por 2 a 1. O Araguaia mostrou forte poder de reação ao vencer fora de casa, com gol de Valtinho, aos 32 do segundo tempo, mas não foi suficiente para evitar a eliminação. Choveu até granizo durante o jogo. A partida foi interrompida por alguns instantes em Chapecó. Jogadores correram para banco de reservas e vestiários. Os torcedores tentaram se proteger. O Araguaia permanece na Série D de 2010.
Também vencedor no primeiro jogo, o Alecrim segurou um empate de 1 a 1 com o Uberaba, no estádio Machadão, e sequer precisou dos critérios de desempate para subir de divisão. Em uma partida movimentada, Maurício Pantera, de cabeça, abriu o placar para os mandantes aos 42 minutos da segunda etapa. O empate, que não alterou em nada na classificação, veio apenas nos acréscimos, com Danilo.
O “polêmico” Tupi (Minas Gerais), envolvido em um imbróglio no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com o Sergipe, que reivindicava o lugar dos mineiros nesta fase, acabou eliminado neste domingo. Atuando no Rio de Janeiro, o alvinegro foi derrotado por 2 a 1 pelo Macaé, garantido na Série C pelo critério de gols marcados fora de casa, devido ao fato de ter perdido por 3 a 2 na primeira partida.
Encerrando a rodada decisiva da Quarta Divisão, o surpreendente São Raimundo teve um protagonista no filme sobre a subida à Série C em 2010: Michel. Com dois gols do jogador, a equipe paraense derrotou o Cristal, do Amapá, pelo placar de 2 a 0 e conquistou a vaga.
Nas semifinais, a Chapecoense terá pela frente o Macaé, enquanto o Alecrim encara o São Raimundo. As datas e horários das duas partidas ainda serão definidos pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).