Cerca de Oitocentas pessoas participaram, ontem, na avenida dos Tarumãs, da caminhada Passos Que Salvam, para chamar a atenção da sociedade na conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer infantil e infanto-juvenil. Foram vendidos mais de 3 mil kits (camiseta, boné, garrafa d'água) e arrecadados cerca de R$ 90 mil para o Hospital do Câncer de Barretos (SP) onde também são atendidos muitos sinopenses e é considerado referência internacional no tratamento contra a doença.
O evento foi organizado por entidades do município e voluntários. Um dos organizadores, o empresário Ronaldo Benetti disse ao Só Notícias, que ficou surpreso com o valor arrecadado. “O povo de Sinop é muito generoso e o envolvimento da população é muito grande, pois estamos falando de diagnóstico precoce de câncer, que resulta em cura. Essas crianças receberão os frutos dessa ação, a responsabilidade aumenta ainda mais, pois o câncer não tem endereço para se manifestar.
O grupo se prepara para o próximo ano já que o município se tornou membro das campanhas da entidade. “Nos próximos anos estaremos juntos”, confirmou o empresário.
A caminhada é uma iniciativa do Hospital de Câncer de Barretos (que atende pelo SUS e se mantém com doações de benfeitores, artistas e doações de empresários, pecauristas, produtores, voluntários de diversos Estados). O evento é realizada todos os anos, simultaneamente em 370 municípios. A organizadora nacional da caminhada, Naima Kathib, informou que mais de 500 mil pessoa foram as ruas para chamar a atenção para prevenção do câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos, cerca de 9 mil casos de câncer infantil são detectados no País. Os tipos mais comuns são a leucemia (doença maligna dos glóbulos brancos) e os linfomas (que se originam nos gânglios). O diagnóstico precoce e a cura do câncer no Brasil é de 55%.