O Palmeiras chegará ao clássico do final de semana contra o Corinthians aliviado e mais confiante. Depois do empate em casa contra o Ituano, que gerou protestos de alguns torcedores, o Verdão reagiu e superou na noite desta quarta-feira o Monte Azul por 1 a 0, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Mesmo desfalcado de peças importantes – como o goleiro Marcos, os zagueiros Maurício Ramos, Léo e o meia Diego Souza – e longe de demonstrar um futebol brilhante, o Palmeiras teve uma atuação segura no interior, valorizando a posse de bola e dando poucos espaços ao adversário. O gol do triunfo foi marcado por Cleiton Xavier, de pênalti.
Com o resultado, o Palmeiras dorme a quarta-feira na liderança do Paulistão, com oito pontos. A equipe da capital fica na expectativa dos jogos de Ituano e Ponte Preta nesta quinta-feira para seguir na primeira colocação.
O Monte Azul, por sua vez, continua com apenas dois pontos na classificação. Na próxima rodada, a equipe do interior entrará em campo diante do São Caetano, no ABC paulista. A partida está marcada para sábado, às 19h30.
O Jogo – O grande número de desfalques não fez o Palmeiras se omitir em tomar a iniciativa das ações. A marcação avançada implantada pelo técnico Muricy Ramalho nos instantes iniciais dificultava a saída de jogo do Monte Azul, que insistia nos chutões para o campo de ataque.
No talento de Cleiton Xavier, o Palmeiras criou, aos 11 minutos, sua primeira oportunidade. O camisa 10 recebeu a bola na meia esquerda, passou por um adversário e mandou uma bomba por cima da meta adversária. Foi o suficiente para acordar a torcida alviverde, que era maioria no estádio Santa Cruz.
Na sequência da partida, o Palmeiras continuou com maior posse de bola, mas encontrava dificuldades para superar a marcação feita pelo Monte Azul na intermediária do campo defensivo. Quando Deyvid Sacconi foi até a linha de fundo e acertou o cruzamento, Robert pecou pelo preciosismo e errou a finalização de letra.
Aos 30 minutos, o Palmeiras foi premiado por sua maior iniciativa. Após cobrança de escanteio de Figueroa na direita, o árbitro Guilherme Cereta de Lima considerou que Mauro empurrou Danilo na área e confirmou o pênalti. Na cobrança, Cleiton Xavier deu uma paradinha não muito convincente e, ainda assim, superou o goleiro Tiago Cardoso com um chute preciso no canto direito da meta do Monte Azul.
Para o segundo tempo, os donos da casa voltaram com uma alteração: Rai na vaga de Marcelinho. Só que as pretensões de reação do Monte Azul foram atrapalhadas com a expulsão de Diogo por falta em Deyvid Sacconi – ele já tinha amarelo.
Embora estivesse com superioridade numérica, o Palmeiras continuou em ritmo lento em campo. No fim, a vitória foi garantida com certo sufoco pelo crescimento do Monte Azul com um a menos, mas ficou o clima de preocupação no Alviverde com a situação de dois atletas: Gabriel Silva e Cleiton Xavier sentiram dores e acabaram substituídos.