O Americano manteve vivo o sonho de conquistar o título do Campeonato Carioca pela primeira vez em sua história. Na tarde deste domingo, o time de Campos derrotou o América por 3 a 1, no Maracanã, e garantiu sua classificação para a decisão da Taça Rio, que será disputada na próxima quarta-feira. Os gols da vitória do Americano foram marcados por Marcelo Uberaba, Butti e Faioli, enquanto Santiago descontou para o Diabo.
Mesmo contando com a minoria nas arquibancadas, o Americano não se intimidou e logo aos quatro minutos, o meia Flavinho invadiu a área e foi derrubado ao tentar driblar o goleiro Fábio Noronha. Pênalti que Marcelo Uberaba cobrou aos seis para colocar os campistas em vantagem.
Em desvantagem no placar, o América buscava ditar o ritmo da partida e quase chegou ao empate aos 17 minutos. Após boa jogada individual, o meia Leandro se livrou de Kléber Goiano e bateu forte, mas Erivélton se esticou para espalmar e colocar a bola para escanteio.
O Americano em geral, porém, marcava muito bem e dificultava a vida do adversário. O time de Campos também tentava surpreender nos contra-ataques. Em um deles, aos 31, Marcelo Uberaba arriscou de longe e Fábio Noronha defendeu com dificuldades.
Mas o América era melhor em campo. Aos 34 minutos, Julinho cobrou falta com força e a bola saiu raspando o travessão de Erivélton. Pouco depois, Leandro arriscou de longe e também assustou. Apesar do domínio, o Diabo foi para o vestiário sem conseguir o empate.
A situação do América se complicou logo aos 13 segundos da etapa final, quando o atacante Faioli cruzou da esquerda e Butti aproveitou a cochilada da defesa adversária para fechar no meio da área e completar para as redes, marcando o segundo gol do Americano na partida.
Na base do tudo ou nada, o técnico Jorginho trocou o volante Bruno Lazaroni e o meia Robert pelos atacantes Bruno Ratto e Chrys. As mudanças, no entanto, não fizeram com que o time conseguisse pressionar a equipe campista. E o América ainda escapou de levar o terceiro gol aos 19 minutos, quando Fábio Noronha fez grande defesa para evitar um gol contra de Válber. O goleiro ainda salvaria o seu time aos 27 minutos, em chutes de Faioli, este à queima-roupa, e Marcelo Uberaba.
Mesmo perdido em campo, o América ganhou um novo gás aos 31 minutos quando Maciel foi derrubado na área por Erivélton. Na cobrança, aos 32, o zagueiro Santiago descontou para o Diabo. Pouco depois, o mesmo Santiago se tornaria vilão do América, após falhar grotescamente e permitir que a bola sobrasse para Butti; a conclusão do atacante parou em uma defesa parcial de Fábio Noronha, mas no rebote Faioli mandou para o gol, decretando a vitória e a festa do Americano.