Dado como virtual rebaixado do Campeonato Brasileiro, o América-RN vem mostrando reação e conseguiu nesta quinta-feira o seu primeiro triunfo após 15 jogos. Em casa, a equipe venceu o Paraná por 3 a 2.
O time potiguar já havia derrotado o mesmo Tricolor no primeiro turno por 1 a 0, e não sabe o que é um tropeço há três jogos, já que vinha de dois empates contra Goiás e Palmeiras.
Mesmo com o triunfo, o América-RN permanece na lanterna do Nacional, com 16 pontos. Quem se complicou mesmo foi o Paraná, que termina a rodada na zona de rebaixamento, com 34 pontos, na 17ª colocação.
A partida começou com o time da casa no ataque e, aos dois minutos, Souza cobrou falta e Ney Santos foi no alto para cabecear à direita da meta. Aos seis minutos, Souza lançou Wesley Brasília, mas a zaga paranista se adiantou, dominando o lance. Com tranqüilidade o América tocava a bola, esperando abrir um espaço para encaixar o ataque. O Tricolor apenas esperava para puxar o contra-ataque.
Mais uma vez o time potiguar foi ao ataque e Reinaldo, aos 11, entrou na área e bateu com perigo. Aos 23, Souza cobrou falta e Flávio foi no cantinho para espalmar e ceder escanteio.
Errando muitos passes, o Paraná não conseguia criar jogadas no campo ofensivo. Outra boa descida do Mecão veio quatro minutos depois, com Wesley Brasília, que se livrou dos zagueiros e concluiu para defesa do Pantera, em dois tempos.
O América-RN era mais objetivo, mesmo sem grande técnica. E aos 29 minutos, depois de cobrança de falta de Souza, Flávio espalmou, Carlos Eduardo pegou o rebote e tocou para o fundo do gol.
Dez minutos depois, um lance polêmico. Reinaldo tocou de cabeça e Flávio defendeu dentro do gol, segundo o time da casa, mas a assistente não validou o gol. No primeiro bom ataque do Paraná, aos 43 minutos, Vandinho fez a jogada e o artilheiro Josiel estufou as redes.
Na segunda etapa, o jogo continuou com a mesma tônica, com o time da casa pressionando no ataque. Porém, aos poucos, a equipe paranaense equilibrou e, aos seis minutos, Adriano arriscou de fora da área, acertou no ângulo e virou o placar.
Na resposta, três minutos depois, novamente Souza, de bola parada, assustou o Pantera, mas a bola foi pela linha de fundo. O jogo permanecia brigado no meio-campo, mas com os times com pouca criatividade, dependendo de bolas paradas para tentar criar alguma coisa. Aos 17, Rogélio apareceu na frente do gol e obrigou Flávio a fazer grande defesa, tocando para escanteio.
Mas, dois minutos depois, o América-RN superou o goleiro adversário. Wesley Brasília aproveitou rebote de Flávio e, sozinho na área, tocou para as redes. Aos 26 minutos, após cruzamento, Lima tocou de peixinho e Sérvulo fez boa defesa.
O time da casa não se abalou e conseguiu a virada sete minutos depois, com o pênalti marcado de Batista sobre Washington. Na cobrança, Wesley Brasília colocou o Mecão na frente novamente.
Com o resultado nas mãos, o time da casa apenas administrou até o apito final do árbitro. Na próxima rodada o Paraná terá mais um desafio fora de casa, diante do Figueirense, domingo, às 18h10, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Já o América-RN vai ao Rio Grande do Sul, onde enfrenta no mesmo dia o Inter, às 16 horas, no Beira-Rio.