O América Mineiro mostrou sua força no Independência e, com um primeiro tempo superior, bateu o Paraná Clube por 2 a 0 e assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Com 31 pontos, o Coelho agora seca seus adversários diretos para seguir na posição até o final da rodada. Já o Tricolor, com 20 pontos, estaciona na 13ª colocação.
Os donos da casa começaram impondo o ritmo e, aos nove minutos, depois de jogada ensaiada, Bruno Sávio cruzou e Robertinho completou para o fundo das redes, abrindo o placar. Aos 26 minutos, Tony, de pênalti, ampliou a vantagem.
Na próxima rodada, o América Mineiro vai a Fortaleza, onde na terça-feira encara o Ceará, no Castelão. Já o Paraná Clube terá pela frente, no mesmo dia, o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O jogo – O Coelho começou pressionado e, logo no primeiro minuto, Rubens subiu na área para testar pela linha de fundo. Dois minutos depois, Alison testou na trave e, no rebote, o ataque mineiro estava impedido. Até que, aos nove minutos, cobrança de escanteio ensaiada, Bruno Sávio levantou e Robertinho apareceu para completar para o fundo das redes e abrir o placar.
Mais América no ataque, em cobrança de falta, aos 12 minutos, com Tony chutando para longe do gol. Givanildo Oliveira foi obrigado a queimar a primeira mudança aos 22 minutos, com Rodrigo Souza saindo lesionado para a entrada de Diego Lorenzi. Aos 26 minutos, confusão na área e Luciano Castán derrubou Alison. Pênalti marcado. Tony foi para a cobrança e ampliou a vantagem.
Preocupado, o técnico Fernando Diniz tirou o volante Jean para a entrada do atacante Thiaguinho. O Tricolor da Vila simplesmente não conseguia passar do meio-campo e o nervosismo dos jogadores era evidente. O Paraná até conseguiu balançar as redes, aos 41 minutos, com Luiz Felipe, mas o árbitro anulou o lance anotando impedimento de Danielzinho, que também estava na jogada.
Para a segunda etapa, as equipes retornaram sem nova alterações. No primeiro lance, Marcos saiu jogando errado e quase entregou o ouro para Felipe Amorim, que arrematou em cima do goleiro. Também machucado, Rubens deixou o gramado para a entrada de Guilherme Xavier. O Paraná tentava subir de produção, mas ainda enfrentava alguma dificuldade. Aos nove minutos, Rafael Costa levantou e ninguém apareceu para completar.
O Tricolor levou perigo na bola parada. Aos 14 minutos, Rafael Costa cobrou falta e a bola passou por cima da meta, raspando o travessão. Depois de muita reclamação fora do gramado, Fernando Diniz foi expulso do banco. Já demonstrando desespero, Ricardinho arriscou o chute de muito longe, aos 26 minutos, e isolou a bola.
O ritmo da partida caiu, com o Paraná mantendo aposse de bola, mas sem ser efetivo. Aos 34 minutos, Danielzinho cobrou falta e exigiu grande defesa de João Ricardo. Sem forças, os visitantes aos poucos jogavam a toalha. Aos 40 minutos, Tony lançou Xavier na área, mas a defesa paranista atuou para afastar. Em uma última tentativa, Rafael Carioca cruzou rasteiro e ninguém apareceu na área para desviar.
Classificação
1 América 31
2 Botafogo 30 pontos
3 Vitória 28
4 Bahia 28
5 Náutico 28
6 Sampaio Corrêa 28
7 Paysandu 27
8 Macaé 24
9 Oeste 23
10 Bragantino 22
11 Santa Cruz 22
12 Criciúma 21
13 Paraná 20
14 CRB 19
15 Atlético GO 18
16 Luverdense 17
17 ABC 16
18 Boa Esporte 16
19 Mogi Mirim 14
20 Ceará 11