Mais uma vez, a Renault do espanhol Fernando Alonso não deu chance para mais ninguém no GP do Canadá de Fórmula 1. Neste domingo, o atual campeão da categoria assegurou sua quarta vitória consecutiva e, novamente, dominando desde a largada na pole position.
Com o resultado, ele ampliou sua vantagem na classificação e soma agora 84 pontos. Como todo bom campeão, Alonso também contou com uma forcinha da sorte, a mesma que faltou a Kimi Raikkonen em suas duas paradas nos boxes e no final da corrida.
Na última volta, o finlandês perdeu a segunda posição para o alemão Michael Schumacher com sua Ferrari, que estreou um novo pacote para a prova canadense, e deu mais uma vez sinal de vida na competição. Depois de admitir que as corridas no continente americano eram fundamentais para os projetos desta temporada, a escuderia de Maranello voltou ao pódio. O heptacampeão mundial é o vice-líder da classificação com 59 pontos.
Felipe Massa fez uma corrida de recuperação (era 10º no grid) e depois de trocar farpas pela imprensa com seu companheiro de equipe terminou na quinta posição. Para o brasileiro Rubens Barrichello, a corrida acabou cedo. Com problemas desde a largada, ele levou seu Honda para o boxe na 13ª volta e disse adeus ao GP.
Parecendo dar carona para o azar em sua McLaren, Raikkonen começou a ter problemas em seu primeiro reabastecimento. A McLaren traçou uma estratégia para que ele capitalizassee ao máximo a ausência de Alonso, que parou primeiro nos boxes.
O finlandês fez a sua parte, mas um problema com o pneu direito na hora do pit stop fez com que demorasse 12s6 nos boxes e quando retornou para a pista não tinha mais como brigar pela primeira posição com o espanhol.
Na segunda ida aos boxes, novos contratempos, desta vez com seu motor. Para completar, quando tudo indicava que ele seria o segundo, o finlandês acabou se atrapalhando na área suja da pista na última volta e permitiu a ultrapassagem de Schumacher.
Apesar disso, Raikkonen segue em terceiro no Mundial de pilotos com 39 pontos. O resultado na etapa permitui que Massa ganhasse uma posição. O brasileiro soma agora 28 pontos e é quinto colocado. A Fórmula 1 volta às pistas já no próximo final de semana, no GP de Indianápolis, nos Estados Unidos.
Veja como terminou o GP do Canadá neste domingo:
1 – Fernando Alonso (ESP/Renault) – 70 voltas – 1h18min061
2 – Michael Schumacher (ALE/Ferrari) – a 2s1
3 – Kimi Raikkonen (FIN/McLaren) – a 8s8
4 – Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – a 25s1
5 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1 volta
6 – Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 1 volta
7 – Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) – a 1 volta
8 – David Coulthard (ESC/Red Bull) – a 1 volta
9 – Jenson Button (ING/Honda) – a 1 volta
10 – Scott Speed (EUA/Toro Rosso) – a 1 volta
11 – Christian Klien (AUT/Red Bull) – a 1 volta
12 – Mark Webber (AUS/Williams) – a 1 volta
13 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) – a 2 voltas
14 – Tiago Monteiro (POR/MF1) – a 4 voltas
15 – Takuma Sato (JAP/Super Aguri) – a 6 voltas