PUBLICIDADE

Alonso chega em 3º no GP do Brasil e é campeão mundial de Fórmula 1

PUBLICIDADE

A conquista do título da temporada 2005 de Fórmula 1 torna o espanhol Fernando Alonso o piloto mais jovem a ser campeão na categoria. Até hoje, esse recorde pertencia ao brasileiro Emerson Fittipaldi, vencedor em 1972, quando tinha 25 anos.

Nascido em 29 de julho de 1981, Alonso tem um ano a menos e estreou na categoria há apenas quatro temporadas, no GP da Austrália. O primeiro Mundial foi em 2001 pela Minardi, ainda que seu contrato fosse com a Benetton-Renault, por quem começou a testar na temporada seguinte.

Mas em 2003, ele já era piloto oficial e dava mostras do que poderia fazer, terminando na sexta colocação do Mundial, duas posições acima de seu companheiro de equipe, o veterano Jarno Trulli.
No ano passado, ele ganhou mais duas posições e deixou claro que não se conformava em apenas fazer número na categoria. 2005 foi, sem dúvida, o ano do espanhol.

O título veio com uma impressionante campanha que, já registra, seis vitórias em 15 etapas disputadas. No pódio, ele esteve 11 vezes, contando quatro segundas colocações e um terceiro lugar.

Com uma mistura de sorte nos momentos certos e talento nas pistas, ele só não pontuou em três oportunidades: nos GPs de Montreal e Indianápolis, quando não terminou a prova, e em Budapeste, quando foi 11º colocado.

A precocidade de Alonso nas pistas não é de agora. O piloto asturiano começou a no kart aos 3 anos, por influência do pai, José Luis, que já tinha tentado, sem sucesso, passar sua paixão para a filha Lorena. Em 1996, Alonso já era campeão mundial júnior e, no ano seguinte, faturou os títulos espanhol e italiano de kart.

Com passagem pela Fórmula Nissan e 3000, Alonso entrou em um monoposto de Fórmula 1, pela primeira vez, no dia 13 de dezembro, no circuito de Jerez de la Frontera, encarando uma chuva forte e sob o olhar do veterano Cesare Fioro, que tratou de conseguir um contrato de 10 anos para agenciar o promissor piloto.

A primeira vitória na F-1 foi em 2003, na Hungria, mas Spa-Francorchamps também já havia produzido emoções anteriores. Foi na Bélgica que ele obteve a primeira vitória na F3000, depois de enfrentar um início de temporada na qual começou sendo visto como apenas mais um em uma multidão.

O título deste domingo, prova que a razão estava com Fioro e que Alonso, se mantiver o nível, tem tudo para protagonizar uma era no automobilismo em que seu nome seja uma referência. Nem mesmo a ameaça do finlandês Kimi Raikkonen ameaça essa situação. Afinal, a Fórmula 1 já viu muitos talentos dividindo os holofotes ao mesmo tempo. Foi assim com Ayrton Senna, Alain Prost, Nelson Piquet e Michael Schumacher.

Gazeta Esportiva.Net © Todos os direitos reservados à Gazeta Esportiva.Net Voltar Topo da página

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE