O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cresceu seis pontos percentuais e agora tem 23% das intenções de voto nas eleições presidenciais de 2006, aponta novo levantamento do instituto Datafolha. O presidente Lula ficou estável, oscilando de 43% para 42%.
Alckmin cresceu quase o dobro em praticamente todos os segmentos e regiões. O governador de São Paulo também tem rejeição menor que Lula, revela a pesquisa. Segundo o Datafolha, 33% dos entrevistados dizem que não votariam no petista, enquanto 16% dizem o mesmo sobre o peessedebista.
A diferença entre Alckmin e Lula também cai no 2º turno, conforme a pesquisa Datafolha. O presidente baixou dos 53% para 50%, e o governador aumentou de 35% para 38%.
A pesquisa, que vai ser divulgada na edição de domingo do jornal Folha de S. Paulo, leva em conta o cenário em que Anthony Garotinho é o candidato do PMDB. Ele teria agora 12% dos votos, um ponto percentual a mais em relação ao último levantamento.
O Datafolha ouviu 3.801 pessoas em 180 municípios de todas as unidades da Federação, entre os dias 16 e 17 de março de 2006. A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 3038/2006.