Apesar de ter uma campanha irrepreensível na Série B, com seis vitórias em seis jogos, o Corinthians já se prepara para eventuais quedas de rendimento na competição. O técnico Mano Menezes disse que conta com o prosseguimento da “disciplina de trabalho” para que isso não aconteça com o Corinthians na atual temporada.
“Eu acredito muito em disciplina de trabalho. Assim que se estabelece alguns padrões de trabalho para o dia a dia, e eles são cumpridos pelos jogadores, pela comissão técnica e pela diretoria, você não corre o risco de ter uma queda acentuada de rendimento”, explicou o treinador.
“Pode ter um pouco mais de dificuldade em determinadas fases, o que acontece com todo mundo, mas não como aquela queda acentuada do Criciúma, que é resultado de alguma coisa muito grave que não foi feita ou deixou de ser feita”.
O exemplo que Mano cita é da Série B do ano passado, onde o Criciúma começou na frente dos demais do primeiro turno, mas teve uma queda muita acentuada de rendimento no segundo, que custou a perda da vaga para a Série A neste ano.
Apesar de ter o melhor ataque e uma das melhores defesas do campeonato até aqui, Mano Menezes acredita que todos os 18 pontos disputados não foram conquistados com facilidade.
Mano citou o Brasiliense – que foi goleado por 4 a 1 contra o Corinthians – como exemplo para defender a sua tese. “Achei que o Brasiliense, trabalhou bem a bola, com jogadores de qualidade no meio campo…por exemplo, acho que o Douglas recebeu a marcação mais eficiente desde que ele chegou no Corinthians”.
Para conquistar o seu maior objetivo da temporada – título da Série B e a conseqüente vaga para a primeira divisão no ano que vem – Mano diz que não quer se desfazer de nenhum jogador do elenco, mesmo os que não vem sendo aproveitados.
“Assim como faço comigo, quero que o clube respeite a vigência do contrato de todos os jogadores”, disse o treinador. “Nós temos uma prioridade, que é manter o grupo exatamente como nós planejamos ser necessário para a conquista do nosso maior objetivo”.