PUBLICIDADE

Agentes de saúde de MT recebem treinamento sobre CID

PUBLICIDADE

Assim que uma pessoa falece, o médico assina a declaração de óbito e especifica a causa da morte. Em seguida, as informações devem ser catalogadas no sistema de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Essa classificação é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e usada globalmente para estatísticas de morbidade e mortalidade, sistemas e suporte em medicina. Para qualificar essa atividade, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza capacitação dos agentes de saúde das regionais. O treinamento começou na segunda-feira (14.09) e segue até sexta-feira (18.09) no bloco de Didática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Flavia Guimarães Dias, explica que a capacitação consiste em fornecer códigos relativos à classificação de doenças, sintomas, aspectos anormais, causas externas para ferimentos ou doenças, específicos em casos de óbito. O procedimento segue normas internacionais e a cada estado fica atribuída uma categoria única à qual corresponde um código. “Todo trabalho precisa ser realizado por um profissional capacitado que saberá associar a causa da morte e o código correspondente, abastecendo o sistema que é nacional”.

Conforme a técnica da SES, Gladislene Rodrigues de Souza Neves, toda informação é enviada ao Departamento de Informática do SUS (DATA SUS), do Ministério da Saúde, e é fundamental para a democratização e aprimoramento da gestão. “A informatização das atividades do SUS, dentro de diretrizes tecnológicas adequadas, é essencial para a descentralização das atividades de saúde e viabiliza o controle social sobre a utilização dos recursos disponíveis”. Gladislene acrescenta ainda que todo trabalho serve de referência para identificar, por exemplo, a principal causa de morte no estado. “São informações técnicas que servem de referências para desenvolver ações públicas”.

A capacitação está sendo ministrada pela instrutora do Ministério da Saúde, Maria Cicera Praxedes Penha, do Rio Grande do Sul (RS). Esta primeira turma é com agentes de saúde que estão conhecendo o CID, como a agente de Nova Xavantina (a 645 km de Cuiabá), Roberzan Marques Pereira Tusset. “Não poderia perder esta oportunidade de aprender a utilizar o sistema, que será mais um desafio”.

Para a próxima semana, de 21 a 25 de setembro, o público será composto por agentes que já receberam essa capacitação. Os profissionais vão conhecer novas técnicas da CID com o módulo “Protocolo de Codificação Especiais em Mortalidade e Reestruturação de Atestado após processo de investigação”.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Delegação de Sorriso disputará Jogos Universitários em Brasília

Uma comitiva sorrisense formada por 11 universitários, acompanhados da...

Jogos estudantis do IFMT será em Sinop e reunirá mais de 1,2 mil atletas

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizará, em...
PUBLICIDADE