O União Recreativa dos Trabalhadores, o URT, adversário do Luverdense na Copa do Brasil, é um time mineiro fundado em 1939, tendo como suas principais conquistas o bicampeonato da Taça Minas em 1999 e 2000. Em 2005, terminou o campeonato mineiro na terceira colocação.
Este ano, o URT teve bom desempenho no campeonato mineiro, terminando a primeira fase da competição na terceira colocação. Na semifinal, acabou sendo eliminado pelo Atlético Mineiro e sua performance no estadual em Minas valeu o título “Campeão do Interior” e as vagas ao Campeonato Brasileiro da Série D de 2017 e para a Copa do Brasil de 2017. Na série D de 2016, perdeu a vaga para o campeão Volta Redonda-RJ.
O Luverdense aponta que será um "confronto difícil e decidido em um jogo único. Os times do interior de Minas Gerais têm uma grande preparação e um bom investimento para a disputa do estadual, que é um dos mais difíceis do Brasil. Vamos trabalhar bastante para buscar essa vaga na segunda fase da Copa do Brasil”, avaliou, através da assessoria, o presidente do Luverdense, Helmute Lawisch.
O jogo entre URT e Luverdense está previsto para o inicio de fevereiro, no estádio Zama Maciel, que tem capacidade para 5 mil pessoas. A CBF deverá divulgar, nos próximos dias, a tabela detalhada da competição.