segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Ações do Esporte contemplaram 95% dos municípios de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O ano terminou com saldo positivo para o Esporte de Mato Grosso, na avaliação do secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara. Foram várias ações, programas, projetos e convênios esportivos que beneficiaram boa parte dos municípios mato-grossenses. Agora, em 2016, a expectativa é realizar muito mais ações em prol do esporte estadual.

Com um ano complicado, por conta da crise política e econômica que se instalou no país, a saída foi gastar com qualidade e canalizar os recursos para os projetos mais importantes e possíveis de realizar. A estratégia deu certo. 

Os jogos escolares, estudantil e estadual, por exemplo, movimentaram 95% dos 144 municípios de Mato Grosso. Foi uma grande estrutura que mobilizou professores, técnicos, árbitros, estudantes e secretarias municipais de esportes durante o ano inteiro.

Além de proporcionar a prática esportiva para os adolescentes, os jogos também deram oportunidade para o governo dialogar com os gestores municipais sobre os problemas e desafios do esporte em cada cidade. “Nós estivemos in loco em todas as 10 etapas do estudantil e isso permitiu um mapeamento da realidade esportiva do estado”, destacou Sinohara.   

Em 2015 também foi realizada a entrega de kits esportivos a 67 municípios. Foi a primeira vez que o Governo realizou uma ação desse tipo, envolvendo tantos municípios ao mesmo tempo. Distribuídos em dezembro, os kits continham redes e bolas de futebol, basquete, futsal, vôlei, handebol. Os materiais serão importantes para a realização dos jogos municipais em 2016.

Pela primeira vez, Mato Grosso conseguiu enviar uma delegação às Paralimpíadas Escolares, realizadas em Natal. A delegação contou com 13 atletas que disputaram as modalidades de natação, judô, tênis de mesa e atletismo. Junto com os estudantes foi enviada uma equipe do Esporte e Lazer, a qual fez um estudo sobre a realização do evento. A meta em 2016 é promover o paradesporto estadual, que classificará os atletas para a etapa nacional dos jogos. 

Outra conquista foi a escolha de Mato Grosso para sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em novembro deste ano.  O evento vai reunir mais de quatro mil atletas de várias partes do país em Cuiabá. Conforme Sinohara, será uma grande vitrine para o Estado, já que irá receber atletas olímpicos e de destaque no cenário nacional.

Em 2015 também ocorreram os Jogos Indígenas em Campo Novo do Parecis, novembro, e os Jogos da Terceira Idade do Vale do Rio Cuiabá, no mês de dezembro. Em Campo Novo, 14 etnias indígenas de Mato Grosso celebraram a união dos povos com apresentações culturais e práticas esportivas nas modalidades de arco e fecha, corrida de toras, cabo de força e o cabeça-boll.

Já os jogos da terceira idade mobilizaram idosos dos 13 municípios da região do Vale Rio Cuiabá. Os senhores e senhoras tiveram um dia inteiro de recreação e atividades esportivas. Para 2016 a meta é ampliar ainda mais o projeto para que a iniciativa também alcance as cidades do interior.

Todas essas atividades serão compiladas no relatório “Esporte e Lazer Prestando Contas 2015”. O material será formatado em revista para ser distribuído nos diferentes órgãos do Poder Público – Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Mistério Público e nas demais secretarias do Governo de Mato Grosso.

“O ano de 2015 foi de muito aprendizado e dificuldades financeiras. Foi um ano que nos deu muita experiência para errarmos menos em 2016 e fazermos muito mais pelo esporte em Mato Grosso”, concluiu o secretário adjunto.    

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE