O esvaziamento da Copa FMF acirra ainda mais a disputa pela terceira e última vaga de Mato Grosso à Copa do Brasil do próximo ano. Dos dez clubes que disputaram o Campeonato Matogrossense deste ano, apenas sete deles vão disputar o torneio seletivo a partir do próximo domingo, dia 17 de setembro. Cuiabá, Luverdense, Sinop, Mixto, Dom Bosco, União e Cacerense vão brigar pelo título de campeão da Copinha.
Dos sete remanescentes, três deles já estão garantidos na Copa do Brasil do próximo ano. Cuiabá, Sinop, campeão e vice do Mato-grossense, respectivamente e o Luverdense, por ter faturado a Copa Verde, já estão garantidos na competição nacional. Mesmo assim, os três confirmaram presenças na competição, visando já montar uma base para a próxima temporada, em especial ao Campeonato Mato-grossense.
Já a disputa mesmo ficará entre Mixto, Dom Bosco, União e Cacerense. São dois representantes da capital e dois do interior. Diante do atual quadro em que três times considerados fortes como Cuiabá, Sinop e Luverdense, o regulamento prevê classificação à Copa do Brasil por critério técnico. Por exemplo, se os três já assegurados na competição nacional se classificarem para a semifinal do torneio seletivo, o quarto colocado é quem ficará com a última vaga.
Já em caso dos finalistas serem os já classificados à Copa do Brasil e os eliminados na fase semifinal os não garantidos, o regulamento prevê uma partida extra. Por exemplo, Mixto e Dom Bosco caem na semi. Ambos vão disputar a vaga na melhor de dois jogos numa briga extra para saber quem é o terceiro e quarto colocado, respectivamente. O vencedor deste confronto é quem irá disputar a Copa do Brasil do próximo ano a partir de fevereiro.