Bicampeão da Fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso não disputará a prova inaugural do calendário da categoria, o Grande Prêmio da Austrália. Ele sofreu um acidente durante os testes de pré-temporada, em Barcelona, e ficará fora da prova por recomendações médicas. Seu substituto será o dinamarquês Kevin Magnussen, reserva da McLaren.
Segundo comunicado emitido na manhã desta terça-feira pela escuderia britânica, Alonso não apresenta lesões ou sintomas de problemas causados pelo acidente em Barcelona, em que sofreu uma concussão. Seus médicos, no entanto, recomendaram repouso adicional para que ele eliminasse o risco de nova concussão em curto período de tempo, o que poderia ser prejudicial.
Alonso bateu forte no domingo, 22 de fevereiro, durante os testes de pré-temporada da F-1 e perdeu o restante das atividades de preparação. As causas do acidente e suas consequências, no entanto, ainda geram especulações da imprensa internacional pela falta de informações divulgadas pela McLaren.
Nesta segunda-feira, o site alemão F1 Insider publicou que o espanhol acordou, ainda no Circuito da Catalunha em Barcelona, falando em italiano e pensando ser piloto da Ferrari, equipe que deixou ao fim do ano passado para acertar com a McLaren. A escuderia britânica admite leve amnésia de Alonso, que não se lembraria do momento da batida.
Alonso permaneceu internado por três noites em Barcelona e dias depois de ser liberado do hospital gravou um vídeo, garantindo a seus fãs que se sentia perfeitamente bem e prometendo retornar em breve às pistas. Na ocasião, ele não estipulou uma data para voltar a trabalhar em um carro de F-1.
No comunicado, a McLaren afirma que Alonso se sente bem e acredita estar pronto para correr. O espanhol já estaria fazendo treinos físicos projetando seu retorno ao carro da McLaren no GP da Malásia, em 29 de março.