PUBLICIDADE

Unidade de MT devem informar dados para elaboração do Censo Escolar

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, reabriu o Sistema Educacenso para inserção dos dados referentes a 2ª Etapa do Censo Escolar 2015 – ‘Situação do Aluno’. As escolas de Educação Básica poderão informar os dados do Rendimento e Movimento do Aluno do ano letivo de 2015.

O prazo vai até o dia 6 de abril, com exceção das escolas da rede estadual que farão a migração dos dados do SigEduca (Sistema Integrado de Gestão Educacional) para o sistema Educacenso.

A coordenadora do Censo Escolar em Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Josinete Aparecida Silva Ferraz, explica que as unidades escolares da rede estadual de ensino, obrigatoriamente, farão a inserção dos dados no sistema SigEduca para posterior migração dos dados para o sistema do Inep. “As escolas das outras redes deverão fazer o procedimento diretamente no sistema Educacenso”, ressalta.

De acordo com ela, o preenchimento das informações é de responsabilidade dos gestores das escolas e secretarias municipais de educação, que trabalham em cooperação com as unidades escolares. “Os dados são base de cálculo para outros indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e são fundamentais para a definição e o monitoramento de políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar”, frisa.

O módulo Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento escolar, no final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do Censo Escolar.

O item Rendimento é o resultado obtido pelo aluno ao término do ano letivo. O que implica em duas situações possíveis: Aprovado: que concluiu com êxito uma etapa de ensino e tem condições para prosseguir dentro do fluxo escolar; e Reprovado: que não concluiu com êxito a etapa de ensino, tendo que realizá-la novamente.

No caso do estudante que tenha sido aprovado e terminado uma etapa do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou de educação profissional com emissão de certificado, é necessário informá-lo como Concluinte.

Já o item Movimento é o dado que informa mudança de vínculo escolar do aluno após a data de referência do Censo Escolar (27 de maio de 2015) e antes do término do ano letivo. Devem ser informados casos de alunos que deixaram de frequentar a escola por transferência de unidade ou por falecimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE