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UNICEF aponta avanços na educação pública em Apiacás e Rondonópolis

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Três municípios de Mato Grosso estão na lista do UNICEF ( Fundo das Nações Unidas para a Infância) das 37 cidades brasileiras que apontou as boas práticas de aprendizagem nas redes municipais de ensino. Os técnicos da entidade pesquisaram as 10 boas práticas implantadas nas escolas públicas: foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, valorização do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias externas. Esses pontos formam um conjunto de ações e práticas articuladas que estão em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Para entender os motivos do sucesso dessas redes, as pesquisadoras entrevistaram dirigentes municipais de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e conselheiros. Cada um deles apontou as razões que acreditam terem sido importantes para a aprendizagem.

Só Notícias apurou que, dos dez fatores de grande impacto para o sucesso da aprendizagem, a pesquisa identificou sete outros aspectos considerados importantes, mas citados por um número menor de redes. São eles: acesso à Educação Infantil, interação com as famílias e a comunidade, prática por projetos, respeito ao tempo escolar, infra-estrutura, perfil e papel da direção escolar e plano de carreira, cargos e salários. Leia a íntegra do estudo clicando aqui

Foram consideradas para o estudo as redes que se destacaram positivamente da média considerando as diferenças socioeconômicas dos alunos, de suas famílias e do município em que estão inseridas. Os municípios foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, extraídas do questionário que faz parte da Prova Brasil, com informações dos municípios e com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com populações que variam de 6.379 a 788.773 habitantes, as redes munici-
pais analisadas são representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos
5.564 municípios brasileiros.

No caso de Apiacás, no Norte de Mato Grosso, o UNicef apontou que a rede municipal também agrega às avaliações federais os sistemas estaduais de avaliação. Apiacás baseia todo seu planejamento pedagógico nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na avaliação do estado de Mato Grosso. É sobre esses resultados que as escolas definem a ação do articulador, que trabalha com o professor no reforço escolar, por exemplo. Uma rede bem monitorada é capaz de desenhar estratégias de intervenção individualizada e qualificada, na forma de

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