Educação

Unemat suspende calendário acadêmico de 2020 e descarta atividades online

Em razão da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, desde o dia 17 de março, como medida de enfrentamento à propagação do Covid-19, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) suspendeu o calendário acadêmico do ano letivo 2020. A resolução foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe).

A suspensão do calendário acadêmico aplica-se aos cursos de graduação presenciais e a distância. Com a medida, todos os prazos previstos como, por exemplo, confirmação de matrícula, trancamento de disciplina e novas chamadas, estão cancelados. Quando a Universidade retornar às atividades normais, será submetido ao Conepe um novo calendário para aprovação.

Segundo a assessoria, os programas de pós-graduação também estão com as atividades suspensas. A maior parte dos cursos também optou por adiar as bancas agendadas. Entretanto, defesas programadas por web conferência podem ser realizadas, desde que não impliquem em encontros presenciais ou deslocamentos de acadêmicos e professores convidados.

Ainda conforme a instituição, apesar dos recursos disponíveis pela internet, que possibilitaria a oferta de atividades em plataformas digitais, nem todos os cursos, câmpus e estudantes da Universidade teriam acesso às mídias, neste momento, e demandaria tempo e pessoas no local para viabilizar a ação. Dessa forma, não devem ser utilizadas atividades online como forma de cumprir a carga horária de cursos presencias.

Já as ações de pesquisa e extensão que requeiram manutenção de experimentos em laboratório, “assim como aquelas implantadas em campo, devem ser realizadas obedecendo rigorosamente aos critérios de controle de saúde”, conforme divulgado pela assessoria da Unemat.

Redação Só Notícias