A Universidade do Estado de Mato Grosso já está colhendo os frutos da visita da comitiva de reitores e pró-reitores a universidades portuguesas realizada no início de junho, por meio da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A Universidade Nova de Lisboa já encaminhou proposta de assinatura de convênio visando o intercâmbio nas áreas de graduação e pós-graduação.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Francisco Lledo, que representou a Unemat na visita a Portugal afirma que o saldo foi bastante positivo, visto que praticamente todas as universidades visitadas demonstraram interesse em firmar parcerias, de forma a garantir a mobilidade acadêmica. “Essa é a palavra de ordem, mobilidade, porque dessa forma nossos alunos podem realizar intercâmbios sejam sobre graduação, seja, nos programas de mestrado e doutorado, o que vai permitir uma formação mais ampla”, diz Francisco Lledo.
O reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, também considera positiva a participação da Universidade do Estado de Mato Grosso na comitiva, uma vez que fortalece os laços entre as universidades portuguesas e também entre as universidades estaduais e municipais, onde serão possíveis estabelecer novas parcerias por meio da Abruem.
A expectativa é que ainda neste ano vários convênios sejam firmados com universidades de Portugal e também do Brasil em decorrência da viagem da comitiva. Ao todo participaram da missão 29 membros de diversas universidades estaduais e municipais. A comitiva ficou 13 dias no país lusitano e passou pelas cidades de Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Coimbra, Aveiro e Lisboa.