Medicina poderá integrar, a partir do primeiro semestre de 2012, a grade de cursos oferecidos no processo vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso, no campus de Cáceres. A expectativa foi apontada pelo reitor Adriano Aparecido Silva, por meio da assessoria. No entanto, a confirmação ainda depende da autorização do Ministério da Educação (MEC). Os recursos necessários para a implantação, aquisição de equipamentos e laboratórios foram garantidos, recentemente, pelo governador Silval Baborsa (PMDB).
•Acompanhe Só Notícias no Twitter
O montante estimado não foi divulgado, mas deve estar disponível a partir do próximo ano. O projeto de viabilidade e também das condições necessárias para que o curso seja ofertado está sendo feito por técnicos da instituição com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da Faculdade de Ciências Médicas e também por consultores de São Paulo.
“O estudo está em fase de finalização, acredito que nos próximos 60 dias podemos discutir a proposta pedagógica dentro dos conselhos superiores da Unemat, ou seja, o Conselho de Ensino e Pesquisa (Conepe) e Conselho Universitário (Consuni) e também remetê-lo para conhecimento do Conselho Estadual de Educação, mas somente após a autorização do MEC é que podemos abrir o vestibular”, explicou Adriano.
Mato Grosso conta hoje apenas com duas instituições, sendo uma privada e outra pública, oferecendo o curso em Cuiabá. Em abril, conforme Só Notícias informou, o secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry, durante visita a Sinop, afirmou que além de Cáceres, também é estudada a possibilidade de implantação do curso em Sinop (UFMT) e em Rondonópolis (instituição privada), no entanto, não foi estimado projeções de quando se tornará realidade.