A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre seleção para cursos de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), no câmpus de Barra do Bugres, e de Estudos Literários (PPGEL), em Tangará da Serra, além do doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade (Rede Pró-Centro-Oeste).
O período de inscrição, assim como critérios de seleção e pré-requisitos variam conforme o edital e a vaga pleiteada. O programa em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) é estruturado em três linhas de pesquisa, Ensino, aprendizagem e formação de professores em Ciências e Matemática; Tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática; e Diversidade cultural e a práxis pedagógica no contexto do Ensino de Ciências e Matemática. São 19 vagas para doutorado e 20 para mestrado.
Poderão inscrever-se para seleção, candidatos das áreas de Matemática, Química, Biologia, Física, Pedagogia e áreas afins. Para o doutorado, também será preciso apresentar mestrado nas áreas de Educação, Ensino e áreas afins. As inscrições vão até 20 de agosto. O valor da taxa de inscrição é de R$120. O processo de seleção constará de prova escrita, arguição do projeto de pesquisa e análise de currículo.
O programa em Estudos Literários (PPGEL) é ofertado em Tangará, com 16 vagas para mestrado e 9 para doutorado, sendo 4 destinadas às ações afirmativas. As inscrições são até 26 de agosto, diretamente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde deverão ser informados todos os dados cadastrais solicitados e o preenchimento do questionário complementar. A taxa de inscrição é de R$ 200.
O programa é destinado aos portadores de diploma de graduação e/ou mestrado nas áreas de Letras, Literatura e áreas afins. O processo de seleção inclui prova escrita, análise do projeto de pesquisa, entrevista e análise de currículo. São três linhas de pesquisa, Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa; Literatura, história e memória cultural; e Leitura, literatura e ensino.
Ainda há uma vaga remanescente do doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste, com ingresso previsto para o período letivo de 2025/2. O curso de doutorado possui as linhas de pesquisa Ciência, tecnologia e inovação para sustentabilidade da Região Centro-Oeste; Bioeconomia e conservação dos recursos naturais e, Desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos.
O processo de seleção constará de três etapas, homologação das inscrições, avaliação do pré-projeto e análise da ficha de pontuação.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.