A Universidade do Estado de Mato Grosso conquistou 1.176 bolsas de iniciação à docência para estudantes dos cursos de licenciatura. As bolsas resultam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Capes, e têm o objetivo de ampliar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, bem como melhorar a educação básica ofertada nas redes públicas.
A previsão para implementação das bolsas é março do próximo ano e se estendem por até 24 meses, somando um investimento de mais R$ 26 milhões. O valor é administrado pela Capes, repassado mensal e diretamente aos estudantes envolvidos no Programa.
Além dos estudantes de licenciaturas, o Programa destina bolsas aos professores das escolas públicas, parcerias que acolhem os bolsistas e conduzem as experiências de formação no ambiente escolar.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação ao nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
Atualmente, a Unemat tem 9.718 estudantes matriculados nos cursos de licenciatura, nas modalidades presencial e à distância. Todas as áreas de licenciatura ofertadas pela Unemat foram contempladas nesta edição do programa, informa a assessoria.
Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria, esta ação demonstra também o compromisso dos professores dos cursos de licenciatura da Unemat ao escreverem as propostas dos projetos, visto que as bolsas destinadas aos 1.176 estudantes cumprirão a função de contribuir no processo de permanência e êxito na formação daqueles que logo ingressarão na educação básica como professores e professoras.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.