quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Unemat homologa duas chapas com candidatos a reitor mas Tribunal de Justiça analisa recurso

PUBLICIDADE

A comissão eleitoral homologou a candidatura das duas chapas que concorrem à eleição que vai escolher reitor e vice-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no dia 5 de junho. Os candidatos Rodrigo Zanin e Edna Sampaio já começaram a campanha e se preparam para percorrer todos os câmpus da universidade.

No entanto, um recurso judicial pode abreviar a disputa. A professora Edna recorreu ao Tribunal de Justiça com um mandado de segurança pedindo a impugnação da chapa concorrente. Segundo ela, os adversários não entregaram documentos exigidos por edital e nomearam um funcionário público comissionado da Unemat como advogado para defendê-los na primeira instância, que foi favorável à chapa de Zanin.

Mesmo com a judicialização, Edna diz que mantém o ritmo de campanha e confirmou participação nos três debates que serão organizados em Tangará da Serra, Sinop e Cáceres. Como oposição à atual administração da reitora Ana Maria Di Renzo, a professora Edna explica que pretende focar sua campanha na melhoria da infraestrutura para a graduação, em aumentar o apoio aos estudantes e em promover mudanças nas matrizes curriculares. “Pessoalmente eu não queria a judicialização para não atrapalhar o processo eleitoral, mas sou candidata da oposição e prego respeito às regras institucionais. De qualquer forma, estou preparada para a disputa eleitoral”, declara.

Do outro lado, Zanin, que é pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, propõe a continuidade do trabalho da gestão atual, também confirmou a presença nos três debates. Além de apresentar propostas, seu foco é combater estigmas de que ele pretende dividir a Unemat e levar a sede para Cuiabá, como temem algumas lideranças de Cáceres.

“A sede da Unemat vai permanecer aqui em Cáceres. Ela tem uma importância histórica e social para a região e não há possibilidade de mudança de sede. Isso já foi discutido em congresso e já foi definido e as pessoas podem ficar tranquilas porque a sede não sai de Cáceres”, garante.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...
PUBLICIDADE