A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deve firmar uma parceria com o Tribunal Regional de Trabalho de Mato Grosso para, juntamente com a Escola Judicial (Ejud), oferecer cursos de pós-graduação visando qualificar os quadros do Tribunal e das áreas correlatas.
A Unemat vai constituir uma comissão de trabalho para construir a proposta que deverá ser apresentada a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), os membros da comissão serão nomeados ainda nesta semana, de acordo com a reitora, professora Ana Di Renzo. No primeiro momento a Unemat deverá oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, para então construir uma proposta de mestrado institucional.
Para a reitora, a demanda apresentada pelo TRT foi recebida com muita satisfação. “Para nós da Unemat é um honra termos sido procurados, e vamos trabalhar com dedicação para que possamos atender ao pedido e fortalecer e ampliar os espaços de qualificação de pessoas do nosso Estado”.
Durante a visita a Escola Judicial, além da reitora da Unemat, o vice-reitor Ariel Lopes Torres e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Rodrigo Zanin também conheceram as instalações da Ejud.
Segundo o vice-diretor da Ejud, juiz Paulo Brescovici, as tratativas ocorrerão ao longo de 2016, esperando que já no próximo ano se tenha algumas questões bem adiantadas e resolvidas, principalmente no que diz respeito ao início das atividades acadêmicas e de produção científica, requisitos estes da Capes para que se dê continuidade a um projeto dessa magnitude.
De acordo com o magistrado, a criação de cursos de qualificação é algo esperado pela instituição, notadamente por serem fundamentais na formação profissional de quem presta serviços à sociedade. “Possuir um quadro de magistrados e servidores bem capacitados significa dizer que teremos um melhor trabalho, uma melhor prestação jurisdicional e, por assim dizer, uma distribuição melhor de justiça”.