sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Unemat debate reforma universitária

PUBLICIDADE

Destinada originalmente às universidades federais, a reforma universitária elaborada pelo MEC e apresentada recentemente à sociedade vem sendo discutida também pelas universidades públicas estaduais e municipais do País. No último final de semana, nos dias 19 e 20 de março, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) se reuniu durante no campus universitário de Barra do Bugres para debater a proposta do governo federal e avaliar as mudanças provocadas nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Uma das principais metas da reforma é corrigir a distorção existente no acesso às universidades, ainda muito restrito nas universidades públicas. Outro ponto é a distorção mercantil de uma boa parte do sistema privado, além da distorção no quesito qualidade, muito desigual em todo o país.

Questões que interferem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade estimulou o debate entre cerca de 180 acadêmicos de nove campi universitários da Unemat, que discutiram os reflexos da proposta com pró-reitores da Instituição.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Laudemir Zart, um dos pontos positivos da proposta foi trazer em seu texto princípios de pluralidade e diversidade. Ele disse que o maior patrimônio de uma comunidade é o seu conhecimento. “O simples ofício de tecer ou produzir panelas de barro, por exemplo, aponta uma concepção de vida, um complexo sistema de organização social e convívio com o meio-ambiente” avalia.

Apesar de criticar a falta de um debate mais amplo em torno proposta, Neodir Travessini, pró-reitor de Ensino de Graduação, defende a reforma do modelo de ensino superior, que segundo ele, apenas mantém o status que permite o acesso ao ensino superior a uma parcela inexpressiva da sociedade. “A universidade pública deve atender todos os atores sociais”, comentou, dando exemplo dos projetos diferenciados 3º Grau indígena e Curso de Pedagogia para Educadores da Reforma Agrária (Cpera) – oferecidos pela Unemat.

Solange Ykeda, pró-reitora de Extensão e Cultura, observou que a mudança no modelo das universidades brasileiras deve ser um processo contínuo e marcado pela participação dos segmentos da sociedade civil organizada. “Hoje somos nós que estamos dando a nossa contribuição, no futuro serão outras pessoas”, falou.

RESPONSABILIDADE – Coordenador do campus de Sinop, Aumeri Bampi fez críticas ao projeto de reforma e disse que a proposta atual não trata do ensino superior no interior do País, com suas particularidades regionais, não inclui no debate o estudante secundarista e conta com baixa participação acadêmica. “Essa reforma coloca em debate o futuro deles, mas eles não participaram da sua elaboração”, menciona.

Na avaliação do reitor, a proposta deve garantir a participação das universidades estaduais e municipais – responsáveis por um aumento de 152% no percentual de matrículas nas universidades públicas – no orçamento da União destinado as IES. “Essas instituições devem ser incluídas no projeto, tendo respeitados seus aspectos regionais e forma de atuação”, defendeu Taisir Karim.

Estudante do curso de Direito e um dos organizadores do debate, Edno Damascena falou da importância do apoio da administração superior ao evento e da articulação do movimento estudantil.

“Eu acho que nós temos três opções frente ao processo de reforma: adotar o discurso da década de 70 e 80 e ser contra por ser do contra; a outra é ficar com o niilismo e a ausência de sentido, lava às mãos e transfere a responsabilidade para políticos e outras entidades; ou se insere na discussão, como estamos fazendo aqui”, alerta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE