O novo vestibular da Universidade do Estadual de Mato Grosso tem 2.340 vagas em 58 cursos em 10 campi em 13 cidades: Cáceres, Sinop, Cuiabá, Tangará da Serra, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Colíder, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de maio, mas o prazo para solicitar a isenção da taxa de R$ 100 vai até 13 de abril no site da universidade. O anúncio foi feito, esta tarde, pelo governador Pedro Taques, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio e pela reitora da Unemat, Ana Di Renzo.
A reitora destacou o compromisso social da universidade que atende 22 mil acadêmicos em diferentes modalidades de ensino. De acordo com o levantamento, 82% dos candidatos que concorrem às vagas do vestibular são de Mato Grosso, e 77% possuem renda familiar de até três salários mínimos. “A Unemat é patrimônio do povo de Mato Grosso, é uma universidade inclusiva que tem promovido de fato a transformação na vida dos mato-grossenses por meio do acesso ao ensino superior em diferentes e distantes regiões desse estado”, afirmou.
A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam 30% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, e reservam 25% para candidatos negros ou pardos e 5% para candidatos indígenas. As outras 40% das vagas são para ampla concorrência, informa a assessoria.
(Atualizada às 20:43h)