A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou o edital para vagas remanescentes para o semestre letivo 2026/1. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 28 de novembro, na página da instituição na internet.
O processo seletivo da Unemat oferece 12 categorias de inscrição, sendo as cinco primeiras voltadas para situações internas. A 1 trata da reopção de vínculo no mesmo curso, para mudança de turno, habilitação ou câmpus, enquanto a categoria 2 é para reopção para outro curso. Já as categorias 3, 4 e 5 são para reintegração de alunos da própria Unemat com vínculo inativo, seja para retornar ao mesmo curso (inclusive com pendências apenas em TCC ou estágio), ao mesmo curso de forma geral, ou ao mesmo curso ofertado em outro câmpus, respectivamente.
As categorias 6, 7, 8 e 9 abrangem os casos de transferência externa. As categorias 6 e 7 são para ingresso no mesmo curso de origem, diferenciando candidatos de instituições públicas e privadas. Por sua vez, as categorias 8 e 9 destinam-se a alunos que desejam mudar para um curso distinto do seu, também separados por instituição de origem pública ou privada.
Por fim, as categorias 10 e 11 são para a reintegração de alunos que perderam o vínculo em outras instituições de ensino superior, sendo a categoria 10 para egressos de instituições públicas e a 11 para egressos de instituições privadas. A Categoria 12, por sua vez, é exclusiva para portadores de diploma de Ensino Superior que buscam uma nova graduação na Unemat.
O processo seletivo é composto de duas fases: homologação da inscrição e avaliação do coeficiente de rendimento. A primeira fase será constituída da avaliação da documentação enviada no ato da inscrição: documento oficial de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), atestado de vínculo e histórico escolar. A documentação apresentada pelo candidato será analisada pela Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do câmpus em que o curso é ofertado. Na segunda fase, os coeficientes de rendimento serão avaliados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).
A classificação do processo seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos do coeficiente, respeitando a ordem de prioridade das categorias. As vagas somente serão disponibilizadas para a categoria seguinte em caso de não preenchimento da categoria anterior.
QUAIS CURSOS ESTÃO COM VAGAS?
Administração (Noturno): Campo Verde, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Agronomia: Colíder (Noturno), Alta Floresta (Integral), Cáceres (Integral), Nova Mutum (Integral) e Nova Xavantina (Integral)
Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres
Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Cáceres (Matutino) e Rondonópolis (Noturno)
Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra
Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Ciências Econômicas (Noturno): Sinop
Direito (Noturno): Alta Floresta, Colíder, Diamantino e Pontes e Lacerda
Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)
Enfermagem (Integral): Cáceres e Diamantino
Engenharia Civil: Juara (Noturno), Nova Canaã do Norte (Noturno), Nova Xavantina (Integral), Sinop (Integral) e Tangará da Serra (Integral)
Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres
Engenharia Elétrica (Integral): Sinop
Engenharia Florestal (Noturno): Alta Floresta
Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop
Gestão de Turismo (Noturno): Nova Xavantina
História (Noturno): Cáceres
Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra
Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra
Matemática (Noturno): Cáceres, Barra do Bugres e Sinop
Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop
Sistemas de Informação (Noturno): Sinop
Tecnologia de Alimentos (Noturno): Barra do Bugres
Zootecnia (Integral, com atividades concentradas no período matutino): Pontes e Lacerda
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


