PUBLICIDADE

Unemat abre turma para mestrado em educação no campus de Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) oferta 150 vagas em oito instituições nacionais e internacionais, sendo 15 vagas para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop. O programa tem como público alvo docentes em efetivo exercício na Educação Básica das Redes Públicas de ensino.

Segundo a instituição, o Profei nasceu de uma demanda posta pela Política Brasileira de Inclusão de aprimoramento profissional dos professores e gestores em todo território nacional: a formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.

O objetivo é “desenvolver o processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional”, diz a assessoria.

O mestrado tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

A inscrição para o Exame Nacional de Acesso será realizada pelo site do Profei, até dia 4 de setembro. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico, segundo instruções disponíveis na página, anexar os documentos exigidos e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 100.

O processo seletivo será feito a distância de forma on-line e inclui análise da carta de intenções do projeto de pesquisa e do currículo e arguição virtual da carta de intenções e do projeto de pesquisa, realizada de forma individual no período de 2 a 13 de outubro. O resultado final será divulgado em 17 de outubro.

O Profei é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. As aulas poderão ser ministradas à distância ou presencialmente, conforme determinação do Colegiado local de cada uma das Instituições Associadas que integram a rede Nacional.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

O programa conta com a participação de instituições de ensino superior (IES) públicas das cinco Regiões do país e já está iniciando o processo de mobilidade/internacionalização com a participação da Universidade Aberta de Portugal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE