quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Unemat abre seleção de bolsistas em projetos de inovação tecnológica 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Nortícias/arquivo)

A Universidade do Estado de Mato Grosso divulgou hoje, o edital de seleção para cadastro de reserva para bolsistas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, no valor de R$ 400 mensais. As inscrições começam na quinta-feira e seguem até o dia 25 de junho. As bolsas que estão sendo oferecidas neste edital estão no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – bolsas do PIBITI/CNPq e bolsas do PROBITI/Unemat.

O objetivo dessas bolsas é estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, de modo a contribuir para a formação de recursos humanos nas atividades de pesquisa para desenvolvimento tecnológico e inovação. Espera-se que esses acadêmicos se dediquem ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas, em busca da possibilidade de transferência de tecnologia.

Cada orientador pode inscrever até um candidato para esse edital. O processo de seleção consiste em contagem de pontos do Barema e será considerada a produção existente no currículo lattes a partir de 2017. Entre os requisitos para concorrer ao edital o orientador deve ser professor efetivo da Unemat ou estar como professor convidado e não estar afastado por mais de 90 dias a qualquer título.

Deve ter titulação de doutor para bolsa CNPq e no mínimo de mestre para bolsa Unemat estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, estar vinculado a projeto de pesquisa institucionalizado na Unemat ou possuir Termo de Concessão de projeto de pesquisa emitido por agência de fomento, ou documento que comprove a fonte de financiamento de organismos externos.

O projeto de pesquisa a que o bolsista estará vinculado deve ter características inovadoras e estar claramente relacionado às atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação do orientador, de forma que o aluno tenha oportunidade de executar as atividades no período da vigência da bolsa, que é de 12 meses.

Os requisitos para os candidatos a bolsas são: estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unemat; não possuir vínculo empregatício; não ser cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, até o terceiro grau civil do seu respectivo orientador; não possuir outra modalidade de bolsa, sendo vedado o acúmulo desta com bolsas de outros Programas do CNPq ou de quaisquer agências de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão ou congêneres; não estar inadimplente com as bibliotecas dos campus da Unemat e não constar nenhum débito junto à Diretoria de Gestão de Iniciação Científica/PRPPG.

O resultado do processo de seleção será divulgado a partir do dia 20 de julho. A novidade deste edital nº 001/2020 PIBITI é que a seleção será coordenada pela Diretoria de Gestão de Inovação Tecnológica por meio da Agência de Inovação da Unemat (Aginov).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação realizou a abertura oficial...
PUBLICIDADE