sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

UFMT sedia 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos com palestras, oficinas e mesas redondas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia, a partir de quarta-feira (04) o 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos. Com importante interação entre o acadêmico e o esportivo, o evento segue até sexta-feira (05) com trabalhos de diferentes Estados discutindo sobre esporte em diferentes níveis de rendimento. Esportistas e professores participam do encontro por meio de palestras, oficinas, mesas redondas e outros momentos de aprendizagem.

O professor Henrique Castro, da Faculdade de Educação Física e coordenador do evento, ressalta que houve grande quantidade de trabalhos recebidos. “Desses 110 foram aprovados para apresentação, em formato de pôster, durante o evento, sendo 55 para a quinta-feira e outra metade para a sexta (05)”, conta o professor, acrescentando que entre os trabalhos recebidos há multiplicidade de experiências.

Os olhares sobre a prática esportiva também estão em diferentes atividades. “Nos trabalhos recebidos, já estão representados mais de 8 Estados do Brasil e as mais diversas temáticas nos esportes coletivos, além de trabalhos realizados em diferentes modalidades esportivas com todos os níveis de rendimento, desde o escolar, iniciação até o profissional”, relata o professor Henrique Castro sobre o evento que conta com 17 conferencistas entre nacionais e internacionais.

O professor espera uma participação ampla tanto de profissionais que atuam em Mato Grosso, como em outros Estados. “A expectativa é a melhor possível, principalmente porque as vagas foram 100% preenchidas com 45 dias de antecedência do evento. O que reforça a grandeza e a importância do evento. Dentre os inscritos temos pessoas de mais de 10 Estados, de diferentes cidades. Outro dado importante é que, especificamente do Mato Grosso, estarão presentes pessoas de 20 cidades diferentes”, destaca o coordenador do evento.

Segundo o docente, o público inscrito é de acadêmicos e profissionais de Educação Física e áreas afins, treinadores esportivos, professores de escolas, gestores esportivos, professores do ensino superior, pesquisadores da área do esporte, entre outros. O professor Henrique Castro enfatiza a grandiosidade do evento para apontar caminhos para a construção de diferentes pesquisas científicas na área de esporte. “O Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos é um evento acadêmico-científico-técnico de apresentação e discussão de variáveis e aspectos relacionados ao esporte. Nesse contexto, o esporte é apresentado e debatido com a junção da teoria e da prática, ou seja, o que se tem na literatura e nas pesquisas científicas para ajudar a prática e o que a prática nos mostra para ajudar nas pesquisas científicas”, ressalta.

Há também, além da junção entre teoria e prática, uma abordagem sobre formação continuada em Educação Física. “Desta forma, conseguimos extrair o melhor dos dois lados (da teoria e da prática), com informações atualizadas e discussões de alto nível com pessoas que estão vivenciando esses dois lados. Por fim, o objetivo é a atualização, capacitação e formação continuada em esportes, para que juntos, possamos cada vez mais, dar qualidade aos estudos e a prática dos esportes. A programação do CBJEC com palestras, mesas redondas, oficinas práticas e sessões de apresentações de pesquisas favorece esse momento de aprendizagem e discussão”, finaliza o professor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atividades culturais serão expandidas em Sorriso com criação de polo

A prefeitura homologou dispensa de licitação para locação de...

Terminam domingo transferência de cursos em 4 câmpus da UFMT; Sinop tem mais vagas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de...

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...
PUBLICIDADE