A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) obteve nota 4, entre avaliações de 1 a 5, e foi considerada a melhor instituição de ensino superior do Estado, segundo resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. Esta foi a mesma nota obtida na edição anterior do exame.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e duas universidades particulares receberam nota 3 na avaliação. O resultado do Enade foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União, que circula hoje.
O conceito igual ou acima de 3 é considerado satisfatório. Cursos que tiveram notas 2 ou 1 estão abaixo da média, conforme avaliação do Ministério da Educação (MEC).
O objetivo do Enade é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por mudanças na edição de 2016, como a inserção da nota do exame no currículo do aluno, implantação do Enade Digital e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos.
Além de conter a taxa de desistência e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ingresso na instituição, com a do Enade, na conclusão do curso.