A Universidade Federal de Mato Grosso inicia, na próxima segunda-feira (6), o prazo de inscrições para o processo seletivo específico de ingresso na Educação a Distância (EaD). No total, serão oferecidas 1.140 vagas distribuídas em três cursos de licenciatura (Ciências Naturais e Matemáticas, Matemática e Pedagogia), um bacharelado (Administração Pública) e 13 polos distribuídos pelo Estado.
Desde 1994, a UFMT oferta cursos EaD. O primeiro, por intermédio do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead), foi o de Pedagogia, garantindo o pioneirismo da universidade nessa modalidade de ensino. Posteriormente, com a adesão da instituição na Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi possível a expansão do programa.
O bacharelado em Administração Pública oferece 250 vagas, distribuídas nos polos de Água Boa, Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste. A licenciatura em Ciências Naturais e Matemática conta com 350 vagas e será ofertada em Aripuanã, Canarana, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte e Ribeirão Cascalheira.
A licenciatura em Matemática conta com 300 vagas, distribuídas nos polos de Alto Araguaia, Aripuanã, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, e Ribeirão Cascalheira. Por fim, a licenciatura em Pedagogia conta com 240 vagas, ofertadas em Água Boa, Canarana, Juara e Primavera do Leste.
As vagas ofertadas estão distribuídas divididas em três modalidades: 25% serão para ampla concorrência, atendida por demanda social; outros 25% são específicas para servidores da administração pública e professores da rede pública de ensino; e 50% em ações afirmativas.
As inscrições vão até 16 de fevereiro e devem ser feitas no site do ingresso EaD (www.ufmt.br/ingressoead2017). O valor da inscrição é de R$ 90 e as provas acontecem no dia 12 de março, nos polos que receberão os cursos.