PUBLICIDADE

UFMT encaminha no MEC contratação de docentes para Lucas do Rio Verde e novo câmpus em Diamantino

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, participou hoje em Brasília (DF) de duas reuniões no Ministério da Educação (MEC) para tratar de demandas estratégicas da instituição. Entre os principais temas discutidos estiveram a criação de um novo campus em Diamantino, a contratação de professores para Lucas do Rio Verde, a consolidação de obras em andamento e a liberação de recursos para infraestrutura.

A primeira reunião foi realizada diretamente com o ministro da Educação, Camilo Santana. Na pauta, o pedido formal para implantação de um campus da UFMT em Diamantino e a solicitação de recursos emergenciais para a universidade. “Apresentamos ao ministro o projeto de expansão para Diamantino e ele demonstrou total abertura ao diálogo, reforçando o compromisso com recursos extraordinários para apoiar a UFMT”, destacou a reitora.

O ministro solicitou a continuidade da discussão técnica em conjunto com o prefeito do município, Chico Mendes. Ainda durante o encontro, a reitora atualizou o ministro sobre o avanço das obras paralisadas que estão sendo retomadas na atual gestão. Ela também reiterou a importância de garantir a execução das emendas parlamentares de bancada destinadas à UFMT, inclusive no campus de Cuiabá.

“Houve um equívoco na interpretação do destino das emendas, mas após esclarecimentos sobre o entendimento do Tribunal de Contas do Estado, o ministro determinou que os recursos sejam liberados para o campus da capital, considerando a integração da região metropolitana”, explicou.

A segunda reunião foi realizada a convite da deputada federal Professora Rosa Neide, com a participação do reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), professor, Júlio César dos Santos, e do vice-reitor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professor Renato Nataniel Wasques. O grupo apresentou ao ministro propostas conjuntas das instituições federais do estado, com foco em infraestrutura tecnológica e necessidades orçamentária para 2026. Entre as prioridades, está a criação de um Data Center consorciado entre UFMT e IFMT, com investimento estimado em R$30 milhões.

No âmbito da UFMT, também foi solicitado o avanço no processo de liberação de códigos de vagas docentes e técnico-administrativas para o campus de Lucas do Rio Verde. Segundo o Diretor da SESU, professor Marcus David, a liberação deve ser oficializada nos próximos dias. “O MEC vai liberar, ainda no mês de setembro, vagas docentes para a universidade. E já estamos analisando as demandas e necessidades de cada curso”, destacou a reitora.

O ministro Camilo Santana reafirmou o compromisso do MEC com as universidades e institutos federais e demonstrou satisfação com os projetos apresentados pelas instituições mato-grossenses. Ele ainda confirmou presença nas comemorações pelos 55 anos da UFMT, que ocorrerão no mês de dezembro, Cuiabá.

“A agenda em Brasília foi extremamente produtiva. Levamos pautas concretas, alinhamos estratégias com o ministério e saímos com encaminhamentos importantes para o futuro da UFMT”, concluiu a reitora.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria entregará este mês de 2 mil livros para detentos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação informou que vai entregar...

Divulgado resultado da lista de espera do Prouni para o 2º semestre

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, hoje, o resultado...
PUBLICIDADE