A Universidade Federal e Estadual de Mato Grosso e a Universidade Estadual vão ofertar mais de 7,9 mil vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) este ano. 5.933 são na UFMT e 2.020 oferecidas pela Unemat. As inscrições começam dia 19 e seguem até o dia 22.
Até o momento, o Ministério da Educação não divulgou o total de vagas para o Sisu 2015 a nível nacional. Este ano, conforme regulamento, somente aquelas pessoas que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e as que tiveram nota superior a 0 na prova de redação poderão se inscrever no certame.
Cada estudante pode fazer até duas opções de cursos. Os resultados saem dia 26, em uma única chamada. Não haverá cobrança de taxa. No momento da inscrição, o candidato deverá especificar a modalidade de concorrência para as vagas desejadas.
No próprio sistema, o participante do processo seletivo poderá também tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas resultados e lista de espera.
A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, explica que o aumento de vagas na instituição é algo que ocorre anualmente e que, devido a abertura de novos cursos, isso é possível.
Conforme levantamento da instituição, para este ano aumentou 8% o número de vagas, passando de 5.498 para 5.933. A UFMT conta com campi em Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, além da sede em Cuiabá. Criada em 1970, a UFMT é atualmente a instituição de ensino superior mais abrangente no Estado. Além dos cursos de graduação, a Universidade também conta com serviço de pós-graduação (mestrado e doutorado).