Educação

UFMT discute Gestão de Integridade e Compliance

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou na manhã desta terça-feira (02), no auditório da pós-graduação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) a abertura do simpósio “Gestão de Integridade e Compliance”. O evento, que conta com o apoio da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE), é uma das três atividades que integram o projeto de extensão de mesmo nome e é voltado para profissionais e estudantes de áreas vinculadas à temática.

“A UFMT, através da FACC, está promovendo mais um evento no sentido de conscientizar e educar no processo não apenas legal, mas de conformidade e fidegnidade de dados e principalmente no processo administrativo para orientar que o gestor tome não apenas as melhores medidas possíveis, mas também as melhores medidas cabíveis legalmente”, destacou o vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, que na oportunidade representou a reitora, professora Myrian Serra.

A coordenadora do projeto de extensão, professora Cecilia Arlene Moraes, explicou que o objetivo das ações é de impulsionar e fomentar a cultura de integridade e Compliance. “É o fomento dessa cultura de mudança de comportamento da sociedade e dos nossos alunos”, observou, acrescentando que a realização o evento auxilia na conclusão dos objetivos propostos fazendo com que os estudantes envolvidos sejam co-responsáveis pelo evento, participando de forma ativa, não apenas na realização da atividade, mas sobretudo pelo conhecimento.

Emerson Hideki Hayashida, Secretário Controlador Geral do Estado de Mato Grosso, enfatizou que a agregação de forças de entidades que trabalham com o setor público é importante porque é necessário a união de forças. “Precisamos ter todo mundo pensando na mesma coisa. O controle da administração precisa passar por isso, um controle forte e unido. Isso dá uma robustez maior para atuação e na aplicação de recursos público com mais eficiência”, disse.

O superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no Estado, Daniel Gontijo Motta, painelista da atividade, afirmou que o programa de integridade fomentado e desenvolvido pela Controladoria no âmbito federal passa pela criaçãode uma cultura. “Para criá-la é muito importante que esse tema seja discutido, debatido e esteja em voga nesse tipo de evento, principalmente quando você traz a área acadêmica os gestores dos órgãos de controle, o empresariado e o setor público para que todos estejam discutindo o mesmo assunto da mesma forma de modo que isso realmente vire uma cultura e que se passe a ser internalizado pela população brasileira que a forma de se fazer gestão pública é com ética, integridade e sem corrupção”, pontuou.

Também painelista da atividade, o Controlador Geral do Estado do Paraná, Raul Clei Coccaro Siqueira, destacou que o tema tratado durante o evento se alinha, de forma integral e irrestrita com a universidade. “Neste ambiente nós temos as formações profissionais que aqui saem e temos que conscientizar esse aluno e esse cidadão que dentro de sua carreira e atuação profissional ele deve seguir os mais elevados padrões de ética, integridade e moralidade das normas”, comentou.

Para Laudiane Barbosa, estudante do sétimo semestre do curso de Administração, o evento realizado é de total importância. “Acho que é muito importante, tanto dentro da minha formação, quanto como ser humano. Quando a gente trata destes assuntos dentro das organizações tem que estar presente”, finalizou.

O simpósio terá sequência a partir das 18h, com a realização do painel “Gestão de Integridade no Setor Empresarial”. Nesta quarta-feira, a partir das 8h, será realizado o Congresso Integra MT. A programação contará com um painel sobre compliance criminal e o pacote anticrime e anticorrupção proposto pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, entre outras palestras.

Ainda integram os eventos três workshops, que serão realizados a partir de 08 de julho e abordarão os temas “Gestão de Contratos na Prevenção de Riscos”, “Noções de Compliance”, “Auditoria Contábil e Gestão de Riscos” e “Gestão de Integridade, Risco e Compliance”.

As inscrições para todas as atividades ou apenas para uma delas, seja o simpósio, o congresso ou os workshops podem ser feitas presencialmente no auditório da FACC ou no site da Fundação Uniselva.

As informações são da assessoria da UFMT.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)