sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

UFMT define parceria com Universidade Técnica de Ambato-Equador em arquitetura, engenharia e agronegócio

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Universidade Federal de Mato Grosso firmou, hoje, protocolo de intenções para o desenvolvimento de um programa de intercâmbio com a Universidade Técnica de Ambato (UTA), no Equador. A proposta é discutir a criação de um programa bilateral de intercâmbio, principalmente nas áreas de agricultura e pecuária; artes; arquitetura; tecnologia de alimentos; ciência da educação; engenharia civil e mecânica; engenharia eletrônica; administração; marketing; contabilidade; economia; medicina; enfermagem; e comunicação. A aproximação entre as instituições ocorreu a partir da realização da X Assembleia Geral e o IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, ocorrido no câmpus de Cuiabá em 2017.

O vice-reitor, professor Evandro Soares, destacou que é uma satisfação para a UFMT receber propostas de acordo com universidade da América Latina, ampliando os laços entre as instituições. “Temos culturas próximas e questões da própria colonização que, de certa forma, são semelhantes. Também estamos em patamares semelhantes de desenvolvimento de ciência, tecnologia, inovação e acredito que dessa maneira podemos fazer uma ligação simbiótica para que juntos cresçamos de forma significativa, dando um excelente desenvolvimento a essa região da América do Sul”, disse.

A secretária de Relações Internacionais, professora Irene Cristina de Mello, pontuou que a realização da Assembleia Geral e do Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), ainda rende frutos à UFMT. “O fato de termos aceitado receber o evento é a visibilidade que dá. A todo momento somos surpreendidos com uma Universidade que quer voltar e conhecer melhor a UFMT porque seu reitor esteve aqui e gostou do trabalho realizado”, afirmou.

Já o vice-reitor da UTA, professor Jorge León Mantilla, observou que a internacionalização das universidades é fundamental e que o Brasil tem as melhores universidades da América Latina. “Essa é a razão fundamental que nos move a buscar convênio com as universidades brasileiras. Estamos em Cuiabá tratando de formalizar estes convênio, sobretudo na relação com a Educação a Distância e as pesquisas conjuntas que os professores de nossa universidade e da UFMT podem realizar”, observou.
“Nós buscamos alianças estratégicas com as melhores universidades do mundo e a UFMT é, para nós, uma universidade de referência no mundo. Por isso buscamos estar ao lado dos melhores. Vamos trabalhar em três níveis: o intercâmbio de professores e pesquisadores, a mobilidades dos estudantes e a mobilidade de pessoal administrativo”, completou o diretor de relações nacionais e internacionais, professor Pablo Ulloa.

Criada em 1969, a Universidade Técnica de Ambato integra o GCUB e está em sétimo lugar no ranking das universidades equatorianas. Dividida em 10 faculdades distribuídas em três Câmpus, totaliza 20 mil estudantes no âmbito da graduação e pós-graduação. Após a assinatura do protocolo de intenções entre a UFMT e UTA os representantes da universidade equatoriana participaram de uma reunião com a equipe da Secri e com Pró-reitores e secretários da Universidade.

A informação é da assessoria da UFMT.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE