O programa de pós-graduação em Agronegócios e Desenvolvimento Regional (PPG-APR) da Faculdade de Economia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, oferece 12 vagas para o curso de mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Desenvolvimento regional e impactos socioambientais do agronegócio. As inscrições poderão ser feitas no período de 1º a 30 de outubro. Será cobrada uma taxa de R$ 164,27.
Os interessados deverão procurar a secretaria do PPG-APR, das 8h às 11h e das 14 às 17h, munidos de formulário de inscrição, devidamente preenchido; duas fotos 3×4 recentes; cópia do diploma de graduação; histórico escolar, currículo Lattes, documentos pessoais, pré-projeto da dissertação (três vias) e uma carta de apresentação. Poderá ser feita por correspondência, via sedex, postada até o dia 30 de outubro. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 4 de novembro.
O objetivo é formar profissionais com conhecimentos necessários à construção de visão crítica e ampla da economia mato-grossense e outras afins, através de uma base teórica sólida e do entendimento adequado dos principais caracteres, contradições e tendências do agronegócio, do desenvolvimento regional e da nova ordem mundial. O curso, que tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, é oferecido aos candidatos graduados Ciências Econômicas ou áreas afins, requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de relatórios, exame de qualificação, além de elaboração e defesa de dissertação.
O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita (dias 9 e 10 de novembro), arguição e avaliação do projeto de pesquisa e do currículo (dias 23 e 24 de novembro). O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 1º a 22 de fevereiro de 2016. O início das aulas está previsto para o dia 1º de março de 2016.